Categorias ENERGIA

Wood Mackenzie reduz a avaliação da expansão solar até 2021

A empresa de consultoria Wood Mackenzie prevê que a pandemia de coronavírus terá um impacto significativo no mercado global de sistemas fotovoltaicos solares. A construção e o desenvolvimento estão encolhendo à medida que países em todo o mundo impõem suas medidas de isolamento e bloqueios quase totais. Devido ao impacto direto na atividade econômica, a empresa reduziu sua previsão para instalações em 2020 de 129,5 GW para 106,4 GW, 18% menor.

Para o analista de consultoria Tom Heggarty, o próximo ano também será um desafio para a indústria solar. Além disso, o dano econômico da pandemia ocorre no momento em que estamos experimentando uma queda nos preços do petróleo. Apesar de se esperar uma recuperação econômica significativa no próximo ano, os projetos a serem concluídos em 2021 estão sendo desenvolvidos e financiados hoje e, portanto, nem todas as atividades continuarão conforme o planejado.

Assim, a previsão para 2021 também foi reduzida de 127,2 GW para 123,6 GW, que é 3% menor.

Os efeitos variam de acordo com o país. Na China, o epicentro inicial do surto, o desempenho econômico indica uma recuperação contínua. Lá, segundo ele, a produção de chapas, células e módulos retorna à capacidade total e a construção foi retomada em muitos locais do projeto. Não se espera que o impacto continue além do final do segundo trimestre.

Espera-se que na Europa e América do Norte os bloqueios continuem até o segundo trimestre e, possivelmente, até o terceiro. Por sua vez, na América Latina e na África, que ainda são os menos afetados pelo surto de coronavírus, eles também devem sofrer sérias interrupções até o meio do ano.

Ele lembra que diferentes setores do mercado também serão afetados de maneiras diferentes. Os projetos de geração centralizada em construção serão os primeiros a sentir a crise devido ao bloqueio. Mas nas etapas anteriores, houve grandes problemas com a transferência de leilões, como no Brasil.

O segmento de geração distribuída está enfrentando um conjunto diferente de problemas. Uma das questões mais prementes é a exclusão social para instaladores. Portanto, afirma que o número de propriedades residenciais em muitos países diminuiu ou cessou completamente.

Quanto ao problema macroeconômico, Wood Mackenzie estima que o PIB global cairá 2% em 2020. Assim, o cenário prevê uma desaceleração do crescimento e um aumento do desemprego, o que leva ao fato de que muitos potenciais consumidores domésticos e comerciais reduzem os custos.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

1 dia ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

1 dia ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

1 dia ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago