Home ENERGIA WIN Solar fecha parceria com a chinesa Hoymilles para comercializar microinversores em projetos de energia solar no Brasil

WIN Solar fecha parceria com a chinesa Hoymilles para comercializar microinversores em projetos de energia solar no Brasil

Win solar está estreitando os laços com a fabricante chinesa de painéis solares Hoymilles

by Valdemar Medeiros
WIN Solar fecha parceria com a chinesa Hoymilles para comercializar microinversores em projetos de energia solar no Brasil

A empresa WIN Solar, que faz distribuição de equipamentos fotovoltaicos do Grupo All Nations, estreitou os laços comerciais com a fabricante chinesa Hoymilles para fortalecer a comercialização da tecnologia de microinversores dentro de projetos com base em energia solar no país. O novo acordo entre a Hoymilles e a WIN Solar, faz parte do cronograma para a compra de 100 megawatts (MW) de microinversores no decorrer dos próximos meses, representando assim, o maior plano de pedidos de quantidade única para os Hoymilles no Brasil. No mês passado, a WIN Solar assinou um contrato de sua primeira aquisição, cerca de 10% do total de compras planejadas e deve receber os MW em equipamentos até o mês de outubro desse ano, preenchendo o estoque atual e os embarques que já estão chegando aqui no país.

Os microinversores de energia solar

A tecnologia de microinversor é um combo sola destinado a empresas e residências e tem como função a transformação de eletricidade produzida por painéis de energia solar de corrente contínua (CC) para contínua corrente alternada (CA) e assim combinar de forma segura e confiável o sistema fotovoltaico à rede elétrica local. Os microinversores, além de conter sistemas de monitoramento de desempenho e uma conexão com a Internet, fornece aos usuários dados em tempo real d0s seus dispositivos.

O grande diferencial desses microinversores oferecidos pela WIN Solar e Hoymilles, é a segurança, pois funcionam com base no módulo a módulo. A tensão que é gerada no microinversor é baixa, respeitando os níveis de segurança necessários.

Vendas de microinversores  da WIN Solar e Hoymilles no Brasil

Segundo a diretora da WIN Solar, Camila Nascimento, um dos temas principais no Brasil hoje é a AFCI (Arc Fault Circuit Interrupter), tecnologia a qual já está inerente no microinversor, composta por dispositivos de interrupção do arco elétrico, e que será obrigatória nos inversores conforme a portaria do INMETRO 140/2022.

O diretor de vendas da LATAM da Hoymilles, Leo Zhu, destacou que, o mercado brasileiro já representa 20% dos negócios globais da marca.

“Em 2021, a organização estreou na Bolsa de Valores de Xangai, além de posicionar-se como a segunda maior fornecedora de tecnologia do mundo, segundo a consultoria IHS Markit”, classificou Leo Zhu.

A partir daí, a WIN Solar continuou com os investimentos em instalações e tecnologia. No total, a empresa investiu cerca de US$ 163 milhões em um novo escritório e US$ 237 milhões em uma nova fábrica e contratações com o principal objetivo de ampliar a equipe de suporte técnico no Brasil ainda esse ano.

Em termos de tecnologia, será lançado este ano o microinversor híbrido, um microinversor com wi-fi integrado que dispensa o uso de DTUs, o transmissor Hoymilles HT10, um dispositivo de desligamento rápido e a implementação de otimizadores como plano futuro.

“Portanto, este novo acordo representa um avanço significativo na oferta de produtos de alta tecnologia que garantem confiabilidade, segurança e conforto aos consumidores”, completou Camila.

A 3° geração de microinversores da Hoymilles

Hoje em dia, quando se fala em tecnologia de equipamentos de conversão de energia solar, os microinversores sempre serão lembrados. Sendo essa uma tecnologia inovadora e de alta eficiência e com alta praticidade na hora de instalar, ela contém uma capacidade para burlar as situações mais atípicas que impactam significativamente a geração de energia.

Os microinversores vêm ganhando espaço no mercado, sendo bem visto pelos integradores, e a tendência é a dominação do mercado de microgeração solar o mais breve possível. A alternativa antes funcional apenas para pequenas instalações, hoje já atende aos requisitos de projetos de maior porte.

Veja também