Home NOTÍCIAS Wilson Sons dá início às operações com o novo navio rebocador WS Rosalvo no Porto do Açu

Wilson Sons dá início às operações com o novo navio rebocador WS Rosalvo no Porto do Açu

O início das atividades com o novo navio rebocador no Porto do Açu marca mais um importante passo para a Wilson Sons.

by Redação Petrosolgas
O início das atividades com o novo navio rebocador no Porto do Açu marca mais um importante passo para a Wilson Sons.

A multinacional Wilson Sons iniciou, na última semana de abril, as atividades do novo navio rebocador WS Rosalvo no Porto do Açu, localizado no Rio de Janeiro. A embarcação é mais uma da frota sustentável da empresa, que investe em operações cada vez mais comprometidas com a agenda ambiental global. O design do navio proporciona uma redução de 14% no consumo de combustível, contribuindo para a minimização da emissão de gases poluentes.

Novo navio rebocador WS Rosalvo inicia suas operações de forma sustentável no Porto do Açu

A Wilson Sons, líder em serviços portuários, logística e operação portuária, inaugurou na quinta-feira, as operações do seu mais novo rebocador, o WS Rosalvo, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ). A embarcação é a terceira de uma série de seis novas embarcações mais sustentáveis construídas nos estaleiros da empresa, no Guarujá (SP), no complexo portuário de Santos.

O navio rebocador WS Rosalvo apresenta um novo design hidrodinâmico que melhora a eficiência do casco e reduz em até 14% o consumo de combustível, e, consequentemente, as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, essa frota é a primeira do Brasil a possuir o padrão Tier III, da Organização Marítima Internacional (IMO), que atesta a redução de pelo menos 70% de óxidos de nitrogênio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nos portos onde operam.

A embarcação, da classe RSD 2513, tem notação escort tug e equipamento de combate a incêndio certificado FIFI-1, com vazão de 2.400 m³ de água por hora. Seu design é da Damen Shipyards e possui 24 metros de comprimento e 13 metros de boca (largura).

Com o bollard pull de mais de 90 toneladas, o WS Rosalvo é o mais potente em operação no Brasil, juntamente com o “WS Centaurus” e do “WS Orion”. Os rebocadores são fundamentais nas manobras portuárias e rebocagem oceânica, tornando-se cada vez mais necessários diante de uma demanda crescente por embarcações mais potentes para atender grandes navios de maneira mais sustentável.

Wilson Sons reafirma sua posição no mercado marítimo com início das operações do novo navio rebocador no Porto do Açu

Com a entrega do navio rebocador WS Rosalvo, a Wilson Sons chega à marca de 151 embarcações construídas em seus estaleiros. Todos estes rebocadores foram construídos com recursos do Fundo da Marinha Mercante (FMM), e tiveram como agente financeiro, o BNDES. A Wilson Sons reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade ao construir e operar seus novos rebocadores, destacando-se como pioneira no mercado brasileiro com projetos modernos e sustentáveis.

“O “WS Rosalvo” demonstra a relevância da inovação e da sustentabilidade para a Wilson Sons, reafirmando o pioneirismo da companhia, no mercado brasileiro, com projetos modernos na construção e operação dos novos rebocadores, cada vez mais necessários diante de uma demanda crescente nos portos por embarcações mais potentes para atender grandes navios de maneira mais sustentável”, destacou Márcio Castro, diretor-executivo de Rebocadores da companhia. 

Além de destacar a importância da sustentabilidade para a Wilson Sons, é interessante ressaltar o impacto positivo que a operação do novo rebocador terá no Porto do Açu. Com a capacidade de manobrar navios com maior eficiência e segurança, o  navio rebocador contribuirá para a melhoria da produtividade do porto, que é uma das principais plataformas logísticas do país.

Sendo assim, com o início das atividades do novo navio rebocador, a companhia segue em posição de destaque nas atividades desenvolvidas no Porto do Açu. Marcando assim, mais um importante passo para a Wilson Sons, considerada uma das maiores empresas no setor marítimo. Por fim, é válido ressaltar que o WS Rosalvo é a terceira de seis embarcações sustentáveis da companhia.

Veja também