Home INDÚSTRIA WEG instala gigantesca turbina dupla no Mato Grosso e redefine os padrões de produção de energia

WEG instala gigantesca turbina dupla no Mato Grosso e redefine os padrões de produção de energia

Ampliação de pequena central hidrelétrica do Grupo Amper no Mato Grosso recebe maior turbina Francis dupla da WEG.

by Marcelo Santos
WEG instala gigantesca turbina dupla no Mato Grosso e redefine os padrões de produção de energia

A WEG, renomada empresa brasileira do setor elétrico, acaba de fornecer a maior turbina Francis dupla já fabricada ao Grupo Amper, um conglomerado atuante em diversos segmentos. A instalação dessa impressionante peça de engenharia aconteceu em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso. Essa colaboração destaca a crescente importância da geração de energia limpa e renovável na região.

A escolha das soluções WEG pelo Grupo Amper

A WEG é conhecida por desenvolver equipamentos que desempenham um papel fundamental no crescimento do setor elétrico do Brasil. Um dos principais produtos da empresa são as turbinas, fabricadas de forma exclusiva, levando em consideração a queda d’água e a vazão disponíveis em cada local. Esse foco na eficiência energética, sem negligenciar a viabilidade financeira dos projetos, faz da WEG um líder no setor.

O Grupo Amper optou pelas soluções da WEG para a expansão de uma de suas três Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), a PCH Braço do Norte II. Esta usina, localizada em Guarantã do Norte, estado do Mato Grosso, possui uma queda líquida de 23,13 metros e uma vazão unitária de 27,83 metros cúbicos por segundo.

WEG fornece a maior turbina Francis dupla já fabricada

Para esse projeto, a WEG forneceu a maior turbina Francis dupla já fabricada, com uma potência impressionante de 5.689 kW. A altura da caixa espiral alcançou 7.138 mm, o comprimento total do eixo foi de 8.900 mm, e o comprimento entre centros de mancais atingiu 8.000 mm.

Além da turbina Francis dupla, a WEG também foi responsável pelo fornecimento do hidrogerador da linha S (carcaça 1120 e potência de 6.155 kVA) e de todo o pacote elétrico necessário para a geração de energia da usina. Com a entrada em operação deste novo conjunto, a PCH Braço do Norte II agora possui uma capacidade de potência instalada de 15,3 MW, contribuindo significativamente para o abastecimento de energia da região.

Inovação e complexidade na geração hidrelétrica

Os projetos da WEG em geração hidrelétrica destacam-se pela inovação e complexidade envolvidas. A empresa utiliza os mais modernos softwares disponíveis no mercado para o desenvolvimento desses projetos, além de contar com equipamentos de ponta em sua fabricação. O sucesso da execução do projeto se deve à combinação da capacidade produtiva da WEG, seu know-how tecnológico e a experiência em engenharia necessária para a produção desses equipamentos de alta complexidade.

Líder em energia renovável

Mato Grosso tem se destacado como líder no setor de energia renovável no Brasil. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia (MME), o estado é responsável por uma produção de energia elétrica com impressionantes 95% de fontes renováveis. Essa marca coloca Mato Grosso na vanguarda da corrida por fontes de energia limpa, uma conquista que reflete sua rica diversidade de recursos naturais.

O estado possui um grande potencial em energia solar, hídrica e biomassa, aproveitando ao máximo seus recursos naturais para a produção de energia sustentável. Além disso, políticas governamentais favoráveis têm incentivado o desenvolvimento das energias renováveis em Mato Grosso.

Destaque para a energia solar em Mato Grosso

O estado também se destaca no setor de energia solar. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o MT possui uma potência outorgada de energia solar de 21,9 megawatts (MW), colocando-o entre os 10 estados com maior potência nessa categoria. Atualmente, Mato Grosso conta com 318 empreendimentos solares fotovoltaicos em operação e outros 38 projetos em andamento, demonstrando o crescente interesse na energia solar como fonte limpa e eficiente de geração de eletricidade.

Cerca de 94% da energia produzida no estado provém de fontes renováveis, incluindo a energia hídrica de usinas e pequenas centrais hidrelétricas, energia de milho e bagaço de cana, além da energia solar e outras fontes primárias, como resíduos orgânicos, de acordo com informações da Aneel.

Veja também