NOTÍCIAS

Venezuela suspende exportações de petróleo para a Índia

A Venezuela suspendeu as exportações de petróleo para a Índia, um dos principais mercados até recentemente, informou a Reuters nesta terça-feira, citando um comunicado do Ministério da Energia do Azerbaijão, onde o ministro do Petróleo da Venezuela, Manuel Quevedo, está em visita. e para conversas com o seu homólogo azeri.

“A Rússia e a China são vistas como os principais destinos por causa da suspensão das exportações de petróleo para a Índia”, afirmou o ministério do Azerbaijão em comunicado divulgado na terça-feira, depois de uma reunião entre os ministros venezuelanos e do petróleo e da energia do Azerbaijão.

“Quevedo disse, a fim de evitar uma redução acentuada, várias medidas estão sendo implementadas e diversificação do mercado de exportação está em andamento”, diz a declaração, conforme veiculado pela Reuters.

A Índia tem sido um dos maiores compradores de petróleo venezuelano e o segundo maior cliente a pagar em dinheiro, seguindo os Estados Unidos. Rússia e China, que Maduro vê como mercados prioritários, são devidos pela Venezuela, que paga empréstimos a Moscou e Pequim, principalmente com embarques de petróleo bruto.

As sanções dos EUA ao petróleo da Venezuela no final de janeiro basicamente cortaram as exportações venezuelanas para os Estados Unidos. Washington também alertou outros países contra a compra de petróleo do regime de Nicolas Maduro e pressiona a Índia a se abster de comprar petróleo venezuelano.

 

No mês passado, o assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, alertou os países e empresas contra a compra de petróleo bruto da Venezuela depois que Manuel Quevedo disse durante uma visita surpresa à Índia que a Venezuela está procurando vender mais petróleo para o crescente mercado indiano.

Em um tweet com um artigo da Bloomberg sobre relações petrolíferas venezuelanas-indianas, Bolton escreveu: “Nações e empresas que apóiam o roubo de Maduro aos recursos da Venezuela não serão esquecidas. Os Estados Unidos continuarão a usar todos os seus poderes para preservar os bens do povo venezuelano e incentivamos todos os países a trabalhar juntos para fazer o mesmo. ”

Os Estados Unidos também pressionaram a Índia a parar de comprar petróleo bruto venezuelano como forma de acelerar a saída de Nicolas Maduro do cargo.

“Nós dizemos que você não deveria estar ajudando este regime. Você deve estar do lado do povo venezuelano ”, disse o enviado dos EUA para a Venezuela, Elliott Abrams, em entrevista publicada no início deste mês.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

2 dias ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

2 dias ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

2 dias ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

3 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

3 dias ago