Home ÓLEO E GÁS Um momento crucial para a demanda de gás natural

Um momento crucial para a demanda de gás natural

by Luis Santana
momento crucial para o gás natural

A capacidade de ciclo combinado de gás natural dos EUA superou a capacidade de queima de carvão em 2018, informou a Administração de Informação de Energia dos EUA na quarta-feira.

Nos Estados Unidos, a capacidade do ciclo combinado a gás natural (NGCC) aumentou durante anos, ultrapassando finalmente a capacidade a carvão, que registou um declínio constante ao longo da última década.

Para comparar, a partir de janeiro de 2019, a capacidade da NGCC nos EUA atingiu 264 gigawatts (GW), enquanto a capacidade da usina de carvão caiu para 243 GW.

No geral, a capacidade de gás natural superou a capacidade de queima de carvão há muito tempo. As usinas de energia da NGCC, que são menos eficientes do que outras formas de capacidade de gás natural, responderam por cerca de metade de toda a capacidade de gás natural nos Estados Unidos até o final de 2018.

Enquanto o gás natural vem ganhando força, a capacidade do carvão está em constante declínio, perdendo cerca de 40 GW de capacidade nos últimos 4 anos. Na mesma época, cerca de 30 GW de NGCC foram adicionados à mistura.

Novas adições à capacidade da NGCC incluem a Citrus Combined Cycle Station de 1640MW da Duke Energy, na Flórida, que é comercializada como meio de oferecer combustível mais limpo para milhões de lares, e a estação de US $ 1,3 bilhão da Virginia Energy, com 1.588MW da Dominion Energy.

As futuras plantas incluem a Usina Hidrelétrica de Chickahominy, na Virgínia, com 1.650 MW, que gerou poucas objeções durante o período de permissão de comentários.

Ainda assim, a nova capacidade de escala da concessionária será liderada pelo vento, e não pela energia do gás. O vento deverá representar 46% das adições futuras, enquanto o gás natural será responsável por 34%. Solar será responsável por apenas 18%.

De acordo com o EIA, a nova capacidade de gás natural para 2019 deve adicionar 6,1 GW de capacidade elétrica, com a maior parte das adições de capacidade indo para a Pensilvânia, Flórida e Louisiana.

Cinquenta e três por cento de todas as aposentadorias planejadas de usinas elétricas este ano virão do carvão, com 4,5 GW.

Veja também