Home ENERGIA Turbina eólica em formato de flor: Projeto Power Pot Plant inova no design para a geração de energia renovável

Turbina eólica em formato de flor: Projeto Power Pot Plant inova no design para a geração de energia renovável

seu formato único não apenas produz energia renovável, mas complementa o design de projetos arquitetônicos e paisagísticos.

by Andriely Medeiros
Seu formato único não apenas produz energia renovável, mas complementa o design de projetos arquitetônicos e paisagísticos.

Revolucionando a cara da geração de energia renovável, a Power Pot Plant é um novo projeto de turbina eólica desenvolvido pelo neozelandês Ross Stevens. Com formato de vasos de plantas e produzida por impressão 3D com material reciclável, a turbina proporciona uma solução integrada à paisagem, minimizando impactos ambientais. Além de sua funcionalidade em gerar eletricidade, a Power Pot Plant promete ser uma alternativa acessível e esteticamente mais viável para a geração de energia renovável em escala doméstica nos próximos anos.

Produção de energia renovável se torna mais atrativa com a turbina eólica Power Pot Plant

A busca por fontes de energia sustentável está gerando em todo o mundo novas soluções de tecnologia, produtividade e, é claro, design. Assim nasceu a Power Pot Plant, uma turbina eólica criada pelo neozelandês Ross Stevens. O projeto não apenas gera energia limpa aproveitando os ventos, mas também integra um design inspirado na natureza, tornando a turbina visualmente mais atrativa e integrada à paisagem. 

Inspirado no design de flores, Stevens desenvolveu uma turbina eólica compacta e de fácil transporte, imitando vasos de plantas. Denominada Power Pot Plant, a estrutura é produzida através da tecnologia de impressão 3D com um biopolímero reciclável (PLA), originado de plantas. O material permite a fácil separação das partes da turbina, facilitando a desmontagem e reciclagem. Além disso, a Power Pot Plant vai além da funcionalidade, apresentando uma solução integrada à paisagem.

Movimentar e instalar a turbina eólica se torna ainda mais simples, utilizando materiais locais como pedras, solo ou plantas para adicionar peso à base. A abordagem única do projeto também evita impactos ecológicos e transforma as turbinas em objetos de decoração, harmonizando com o ambiente. O compromisso ambiental da Power Pot Plant é um dos principais destaques do projeto de Stevens para a produção de energia renovável. 

Ela foi projetada para ter um impacto ambiental mínimo, contribuindo para a oferta local de energia renovável sem prejudicar o ecossistema. A facilidade de remoção e a capacidade de devolver materiais locais às suas fontes originais demonstram a preocupação com a preservação do meio ambiente.

Projeto Power Pot Plant se mostra viável para geração em escala doméstica

Além do design inspirado em flor, a combinação de avanços em baterias de baixo custo, projetadas para veículos elétricos, torna a Power Pot Plant uma alternativa viável para a geração de eletricidade em escala doméstica. A turbina eólica promete vantagens econômicas a longo prazo, contribuindo para a transição para fontes de energia mais sustentáveis.

Dessa forma, ela pode ser uma das alternativas mais viáveis para pessoas que querem produzir energia renovável de forma prática em suas residências. O desenvolvimento da Power Pot Plant recebeu apoio do grupo MADE da Victoria University of Wellington, na Nova Zelândia, validando a aplicabilidade de materiais recicláveis e de baixo impacto. A pesquisa de Ross Stevens focou na impressão 3D multimaterial em microescala, explorando a viabilidade de criar estruturas com design visualmente atraentes e eficientes.

Se baseando no princípio do rotor Savonius, a turbina eólica de eixo vertical transforma a força do vento em torque em um eixo rotativo. Mesmo gerando eletricidade, a Power Pot Plant pode aproveitar essa energia para gerar calor e iluminação. Além disso, seu formato único não apenas produz energia renovável, mas complementa o design de projetos arquitetônicos e paisagísticos. Isso, pois a Power Pot Plant foi projetada para ser totalmente integrada visualmente ao ambiente.

Seus materiais translúcidos oferecem neutralidade visual, combinando com elementos naturais e locais. O design ainda incorpora ranhuras para drenagem de água. Dessa forma, o novo design do projeto de Stevens está sendo destaque para o futuro da geração de energia renovável.

Veja também