Home INDÚSTRIA Trigo tem alta de 32% e preço do pão aumenta após as decisões políticas de países em controlar exportações em meio a escassez: enquanto isso, Brasil “atira no pé” e exporta o que produz para lucrar com dólar alto

Trigo tem alta de 32% e preço do pão aumenta após as decisões políticas de países em controlar exportações em meio a escassez: enquanto isso, Brasil “atira no pé” e exporta o que produz para lucrar com dólar alto

by Daiane
Trigo tem alta de 32% e preço do pão aumenta após as decisões de alguns países em controlar exportações para o Brasil - Canva

Nesta quinta-feira, 07 de julho, o jornal Isto É Dinheiro publicou uma matéria que mostra que o Brasil teve a sua maior colheita de trigo dos últimos 32 anos. Apesar da alta produtividade do setor no país, uma grande parte é exportada para outros países, o que faz com que os preços no Brasil aumentem, enquanto as empresas do agronegócio lucram com a alta do dólar, que está sendo cotado a R$ 5,35 mesmo com a alta da Selic. 

Apesar disso, a alta mundial do preço do trigo chega a 32% em seu acumulado das últimas 52 semanas, o que faz com que o brasileiro tenha que pagar a mais nos produtos derivados, como o pão. 

Países bloqueiam exportação de trigo após produção abaixo da média 

Relatórios mostram que a Índia exportou 96.000 toneladas de farinha de trigo em abril de 2022, acima das 26.000 toneladas no mesmo período do ano passado, mas, agora, com a baixa produtividade e secas, que também atingiram a produção de arroz, o país vem controlando as suas exportações de trigo. Além disso, as decisões políticas do Egito mostram que devem tomar a mesma atitude, de modo a controlar os preços internos. 

O Egito sofreu grandes impactos com a invasão da Rússia com a Ucrânia, visto que os russos eram um dos principais exportadores. Foi então que, após o final de fevereiro, quando foi a público a decisão de Putin, o Estado do Egito determinou que começaria a comprar o trigo e outros  alimentos da União Europeia (UE). Tendo isso em vista, controlar a entrada e saída dos produtos vem sendo a única forma de manter os preços e evitar que haja o estouro da inflação interna. 

As empresas egípcias tentam se recuperar da pandemia, que fez com que o turismo, um dos maiores impulsionadores do Produto Interno Bruto (PIB), se mantivessem estagnados. 

 Brasil terá exportação recorde em 2022

Enquanto o país controla as exportações de trigo para manter o preço externo para  a população, o Brasil continua exportando grande parte do que é produzido para  ter melhor retorno com o dólar. Em abril deste ano, a Forbes publicou uma notícia mostrando  que o setor produtivo do agronegócio exportaria, apenas neste ano, mais de 3 milhões de toneladas do grão.  A maior parte das exportações brasileiras, de acordo com a Forbes, foram enviadas para o Leste Europeu. 

Somente no mês de março, o Brasil exportou  mais de 800 mil toneladas de trigo para o exterior, beneficiando o crescimento e desenvolvimento do Produto Interno Bruto (PIB) em contexto de pós-pandemia. 

 

Veja também