Home Empregos Samarco está recrutando profissionais de nível médio, técnico e superior

Samarco está recrutando profissionais de nível médio, técnico e superior

A mineradora Samarco possui um total de 8 vagas de emprego disponíveis para profissionais com experiência prévia na função.

by Andriely Medeiros
A mineradora Samarco possui um total de 8 vagas de emprego disponíveis para profissionais com experiência prévia na função.

A Samarco Mineração é uma empresa brasileira que atua na área de mineração e é uma joint venture entre duas das maiores empresas do setor de mineração do mundo: a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton. Atualmente, a companhia está buscando novos profissionais para trabalhar em suas unidades em Minas Gerais. Para saber um pouco mais sobre as vagas de emprego abertas, continue lendo o artigo.

Mineradora Samarco está com vagas de emprego abertas técnicos

Operador (a) Mantenedor (a) de Bomba — Matipó, Minas Gerais

Essa vaga de emprego requer um profissional com formação técnica completa em Mecânica. Além disso, é essencial ter experiência em manutenção de mineroduto e/ou conhecimento em operações relacionadas. A disponibilidade para trabalhar em regime de turno é um requisito fundamental.

As principais responsabilidades na Samarco será a realização de inspeções preditivas e sensitivas, amostragens de tanques e batchs, medição de pH e aferição de phametro. Além disso, o(a) operador(a) mantenedor(a) será responsável pela manutenção em equipamentos, desmontagem/montagem de subconjuntos, auxílio na operação da sala de controle e realização de requisições ao almoxarifado por sistema informatizado.

Laboratorista Mineroduto — Mariana, Minas Gerais — Unidade Germano

Dentre as vagas de emprego abertas na Samarco, há a posição de Laboratorista Mineroduto. Nesse cargo, é necessário possuir ensino médio completo ou curso técnico relevante. Experiência em laboratório de mineração, siderurgia, mineroduto ou metalurgia é um pré-requisito importante. Conhecimentos do pacote office (Word, Excel, PowerPoint, Outlook) também são exigidos.

As responsabilidades incluem a análise crítica preliminar dos resultados encontrados, a operação de equipamentos e utensílios de laboratório com responsabilidade pela organização e limpeza da área de trabalho. É essencial que o laboratorista exerça as atividades conforme as normas, utilizando os EPI’s e realizando análise de risco das atividades. O preenchimento de planilhas de Excel e a elaboração de relatórios são parte integrante da rotina deste profissional.

Outras vagas de emprego ofertadas pela mineradora

Engenheiro (a) Planejamento Integrado — Mariana, Minas Gerais

A Samarco busca um Engenheiro de Planejamento Integrado para sua unidade em Mariana, Minas Gerais. O candidato ideal deve possuir formação superior completa em Engenharias e experiência com planejamento de produção e vendas. Conhecimentos em processos de planejamento, programação e PCP são desejáveis, assim como experiência prévia com PIMS, MES, Minitab, Excel e Power BI.

As responsabilidades deste cargo incluem a condução de reuniões técnicas de premissas e reuniões de aprovação do Plano/Programa de Produção. Além disso, o(a) engenheiro(a) coordenará a interface com a área comercial para definição do plano de vendas/programa de embarques e desenvolverá projetos de melhoria dos processos de planejamento. Também participará ativamente dos projetos de melhoria relacionados à evolução dos processos, pessoas e tecnologia. A análise de bases de dados, correlação de indicadores e construção/atualização de dashboards são tarefas centrais neste papel.

Especialista de Suprimentos (Foco Energia) — Belo Horizonte, Minas Gerais

Por fim, a vaga de emprego para ser o novo Especialista de Suprimentos da Samarco requer um candidato com pós-graduação ou especialização na área de energia e um nível avançado de inglês. Experiência e atuação na área estratégica de energia são essenciais, e conhecimento reconhecido no mercado de energia é altamente valorizado. Conhecimentos na área de Gás Natural serão considerados um diferencial.

As responsabilidades deste cargo incluem a assimilação e compartilhamento de informações sobre o mercado de Energia Elétrica, com foco na regulação, balanço energético, regras de faturamento e regras de comercialização para consumidores livres e cativos, autoprodutores e produtores independentes. O profissional também deve manter um bom relacionamento com os principais órgãos e empresas produtoras e comercializadoras de energia ligados ao setor.

Ministério Público Federal pode obter indenização bilionária em ação contra Samarco, Vale e BHP Billiton

O Ministério Público Federal (MPF) está confiante na possibilidade de uma condenação que pode chegar a quase R$ 100 bilhões para as mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, ainda nesta semana. O caso em questão se refere ao trágico rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, localizada a 110 km de Belo Horizonte, que completa oito anos no próximo domingo, 5 de novembro, sem que os culpados tenham sido julgados.

A decisão, que pode resultar em uma condenação histórica, está relacionada a um pedido das instituições judiciárias à 4ª Vara Federal de Belo Horizonte, feito em 18 de outubro. Nesse pedido, os órgãos solicitaram ao Judiciário a antecipação da avaliação de parte das acusações do processo. De acordo com o MPF, as evidências apontadas já não deixam dúvidas quanto à responsabilidade das empresas envolvidas.

Segundo o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva, coordenador da força-tarefa que acompanha o caso, “Basicamente, são os danos coletivos e os danos individuais homogêneos. Como exemplo, inclui o direito moral coletivo do meio ambiente, mas não inclui o direito material do meio ambiente, porque este depende de uma avaliação que envolve perícia. Os danos individuais sofridos por cada cidadão e a maior parte dos danos coletivos estão incluídos nessa petição.”

A petição foi apresentada devido à falta de retorno do Judiciário brasileiro quanto aos laudos periciais realizados por instituições externas nos últimos dois anos em relação ao impacto causado pelo colapso da barragem. O grupo de procuradores se aproveitou de uma mudança na legislação processual para adotar essa estratégia.

Veja também