NOTÍCIAS

Rússia, Irã, e outros países debatem como dividir as riquezas do petróleo do Mar Cáspio

Cinco países que fazem fronteira com o Mar Cáspio, rico em energia, se reuniram na segunda-feira em um fórum econômico promovido pelo Turcomenistão, em uma tentativa de chegar a um acordo sobre como dividir a riqueza em petróleo da região.

No ano passado, os líderes da Rússia, Irã, Azerbaijão, Turcomenistão e Cazaquistão assinaram uma convenção com o objetivo de acabar com a incerteza de décadas sobre a exploração de seus recursos.

O acordo estabelece regras para declarar as águas territoriais e as zonas de pesca de cada país, mas a questão da divisão do leito marinho que contém campos ricos de petróleo e gás está sujeita a negociações adicionais.

Rússia e Irã ainda estão para ratificar o acordo do ano passado. O primeiro-ministro da Rússia, Dmitry Medvedev, que participou do fórum de segunda-feira no Turcomenistão, disse que a ratificação é esperada “em um futuro próximo”.

O vice-presidente iraniano, Eshaq Jahangiri, não se comprometeu, não assumindo nenhum compromisso em seu discurso no fórum.

Jahangiri argumentou que as nações não-Cáspio não deveriam se intrometer nos assuntos da região e acusaram as políticas unilateralistas dos Estados Unidos e sua ênfase nas sanções ameaçam a estabilidade da região.

O presidente do Turcomenistão, Gurbanguly Berdymukhamedov, que detém o poder abrangente desde que assumiu o cargo em 2006, se intitulando Arkadag (protetor) da ex-república soviética, disse ao fórum que as riquezas energéticas do Cáspio devem fornecer um poderoso incentivo para o desenvolvimento da região.

O Turcomenistão e o Azerbaijão ainda não chegaram a acordo sobre como dividir as reservas no fundo do mar. Isso impediu o avanço do gasoduto trans-cáspio que transportaria o gás turcomano através do mar até o Azerbaijão e posteriormente aos mercados ocidentais.

“É uma questão muito delicada”, disse Bahram Huseynov, vice-presidente da empresa estatal de petróleo SOCAR, do Azerbaijão. “Nenhuma medida concreta foi tomada ainda e ainda é cedo para discutir detalhes.”

Huseynov acrescentou que a desmilitarização da fronteira marítima entre o Azerbaijão e o Turquemenistão poderia facilitar as negociações sobre a divisão das riquezas energéticas.

O Ocidente há muito incentiva os prospectivos gasodutos transcaspianos como parte de seus esforços para diversificar as fontes de energia, enquanto a Rússia e o Irã observam os planos com inquietação.

Mais exportações de energia do Cáspio competiriam com os embarques de energia da Rússia, que tem procurado expandir as vendas de petróleo e gás para os mercados europeus.

O Irã argumentou a favor do envio de energia do Cáspio para atravessar seu território, argumentando que as rotas transcaspianas são muito caras e inseguras.

“O Irã é contra qualquer oleoduto trans-Cáspio”, disse Behruz Namdari, da Companhia Nacional de Gás do Irã. “A construção de um gasoduto trans-Cáspio pode causar sérios danos ao meio ambiente.”

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

10 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

10 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

10 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago