Home INDÚSTRIA Retorno das operações: Portos de Itajaí e Navegantes abrem entrada de navios após estabilização das barragens de Taió e Ituporanga

Retorno das operações: Portos de Itajaí e Navegantes abrem entrada de navios após estabilização das barragens de Taió e Ituporanga

A entrada dos navios para as operações nos Portos de Itajaí e Navegantes foi reaberta. A movimentação das embarcações estava paralisada devido a problemas no controle das barragens de Taió e Ituporanga.

by Redação Petrosolgas
A entrada de navios nos Portos de Itajaí e Navegantes foi permitida, uma vez que haviam sido paralisadas devido a problemas em barragens.

As chuvas são alguns dos principais fatores que causam problemas logísticos incontroláveis no setor portuário nacional. Após a paralisação da entrada de navios nos portos de Itajaí e Navegantes na última segunda-feira, (17/10), os complexos retomaram as operações. O acúmulo de água das chuvas nas barragens de Taió e Ituporanga, em Santa Catarina, causou a necessidade de paralisação da entrada das embarcações. Apesar disso, já foi realizado o controle nas estruturas e os complexos estão aptos a receberem cargas novamente.

Portos de Itajaí e Navegantes voltam a receber navios após paralisação das operações causada pela instabilidade nas barragens do estado

Os portos de Itajaí e Navegantes, maiores complexos do estado de Santa Catarina, retomaram suas atividades e normalizaram a movimentação de cargas nos terminais. 

Os canais de entrada aos complexos portuários estavam fechados em razão do acúmulo de água das chuvas nas barragens de Taió e Ituporanga, causando assim incertezas quanto à segurança na movimentação das embarcações. 

A boca da barra que dá acesso aos terminais portuários de Itajaí estava fechada desde a manhã desta segunda-feira, em razão da instabilidade nas estruturas. 

Mais de cinco navios estavam aguardando a entrada nos portos de Itajaí e Navegantes, causando assim um atraso na logística de movimentação de cargas nos complexos. 

Em Ituporanga três comportas foram abertas, mas o volume das águas só afetavam a praticagem dos navios, por conta da velocidade com a qual chegam ao Litoral Norte, sem representar perigos à cidade ou população em Itajaí e Navegantes.

Além disso, a maré chegou ao pico previsto de 0,93 cm, causando assim um alerta sobre a segurança nas operações. 

Chuvas continuam a ameaçar as operações de entrada e saída de navios nos complexos portuários

Os últimos dias têm sido bastante instáveis na região de Itajaí, no estado de Santa Catarina, quanto às operações portuárias e a segurança na cidade, além do controle das barragens.

O volume de chuvas vem se intensificando nos últimos dias e poderá continuar ao longo do restante da semana. 

No último domingo, houve um pico de 60 mm de acúmulo de água da chuva, causando alagamentos nos bairros Espinheiros, Portal I e II, Itaipava, São João, Ressacada, entre outras que não passaram pela Defesa Civil.

No Portal I o problema foi uma vala extravasando a calha. Na rua João Maestri a água represada após aterro de empreendimento imobiliário e bocas de lobo com obstrução. Na rua Antenor Antônio Vieira, no bairro Itaipava, água represada também por conta de aterro de empresa.

Esses são apenas alguns problemas urbanos apresentados em parte da cidade de Itajaí, mas a questão das chuvas vai além das ruas da região. 

Isso, pois as operações de entrada e saída de navios nos portos de Itajaí e Navegantes continua incerta em razão do alto volume de chuvas. 

A estabilização da segurança nas barragens de Taió e Ituporanga não garante que não haja um acúmulo de água nos próximos dias nas estruturas. 

Dessa forma, a autoridade portuária dos complexos catarinenses deve se preparar para possíveis novas paralisações na entrada de navios durante os próximos dias.

Veja também