Home ÓLEO E GÁS Produção de petróleo dos EUA esta crescendo além da demanda global, entenda!

Produção de petróleo dos EUA esta crescendo além da demanda global, entenda!

by Marcelo Santos
A Agência Internacional de Energia (AIE) disse em 12 de julho que o crescimento na produção de petróleo dos EUA superaria a fraca demanda global e levaria a grandes reservas em todo o mundo nos próximos nove meses.

As previsões parecem implicar a necessidade de a OPEP e seus aliados cortarem a produção para equilibrar o mercado, apesar da expansão do pacto existente que prevê uma queda na demanda por petróleo da OPEP para 28 milhões de barris por dia. / d) no início de 2020.

“Apertar o mercado no momento não é um problema, e parece que qualquer mudança na balança progrediu ainda mais no futuro”, diz o relatório mensal da IEA.

“Obviamente, isso cria um problema sério para aqueles que assumiram a tarefa de administrar o mercado”, acrescentou ele, referindo-se à OPEP e produtores aliados, como a Rússia.

A demanda por petróleo da OPEP no início de 2020 pode cair para 28 milhões de barris por dia, acrescentou, enquanto o crescimento nos países não-OPEP em 2020 aumentará em 2.100.000 barris por dia em 2.000.000 barris por dia, o que corresponde a recibos esperados dos Estados Unidos

Com os atuais níveis de produção da OPEP de 30 milhões de barris por dia, a AIE previu que até o final do primeiro trimestre de 2020, as reservas globais de petróleo poderiam aumentar em 136 milhões de barris.

Mantendo suas previsões de demanda de petróleo para o restante de 2019 e 2020, a agência de Paris considerou a melhora esperada nas relações comerciais entre os EUA e a China e a expansão econômica dos EUA como incentivos, mas foi notada em outro lugar.

“Há evidências de uma deterioração do comércio e da atividade de produção. Os dados mais recentes mostram que a produção industrial global em 2019 caiu pela primeira vez desde o final de 2012, e os novos pedidos caíram em ritmo acelerado ”, disse ele.

A AIE disse que os mercados estão preocupados com o aumento das tensões entre o Irã e o Ocidente em relação aos petroleiros que deixam o Golfo Pérsico, mas os incidentes ao longo das rotas marítimas da região foram ofuscados pelas preocupações com os suprimentos.

“O impacto do preço do petróleo foi mínimo, sem um prêmio real pela segurança do suprimento”, disse o IEA. “No momento, as operações marítimas na região estão próximas do normal e os mercados permanecem calmos”.

As sanções dos EUA ao petróleo iraniano levaram ao fato de que as exportações de Teerã em junho subiram de 450.000 barris por dia para 530.000 barris por dia, o que é um mínimo de três décadas.

Veja também