Home Empregos Processo seletivo da MRS Logística divulga centenas de vagas disponíveis em 43 regiões

Processo seletivo da MRS Logística divulga centenas de vagas disponíveis em 43 regiões

Confira os requisitos necessários para concorrer às vagas de emprego da MRS Logística e faça sua inscrição.

by Marcelo Santos
Processo seletivo da MRS Logística divulga centenas de vagas disponíveis em 43 regiões

A MRS Logística, uma empresa brasileira de renome no setor de logística e transporte ferroviário, está oferecendo uma oportunidade imperdível para estudantes universitários em seu novo processo seletivo. Com centenas de vagas de emprego disponíveis em 43 regiões, o programa de estágio da MRS é uma chance de fazer parte de uma equipe dedicada à construção de um ambiente acessível, inclusivo e diverso, enquanto contribui para o futuro da ferrovia.

A força da diversidade na MRS Logística

A MRS Logística acredita que sua maior força reside na diversidade, e isso se reflete em seu compromisso diário com o desenvolvimento, crescimento e inclusão. Com mais de 7 mil colaboradores, a empresa é uma das principais operadoras ferroviárias do Brasil, transportando milhões de toneladas de cargas em uma malha de 1.643 km de extensão nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O programa de estágio da MRS é uma oportunidade única para estudantes universitários participarem desse ambiente diversificado e contribuírem para o progresso da empresa.

Confira os requisitos necessários para participar do processo seletivo

Os pré-requisitos para participar do processo seletivo da MRS Logística são acessíveis e inclusivos:

  • Estar matriculado em qualquer curso de graduação, em qualquer semestre;
  • Ser uma pessoa com deficiência com comprovação de laudo;
  • Ter disponibilidade para trabalhar no local designado de forma presencial.

Esses requisitos foram cuidadosamente estabelecidos para garantir que o programa de estágio seja acessível a todos os interessados, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades.

Vagas de emprego abertas em três estados

Após se inscrever na oportunidade, os candidatos terão a chance de escolher a região que melhor se alinha com sua localidade. Isso permite que os estagiários integrem a experiência de estágio à sua vida acadêmica e comunidade. São 43 localidades com vagas de emprego disponíveis, incluindo:

  • Rio de Janeiro: Barra do Piraí, Três Rios, Valença, Volta Redonda, Mesquita, Itaguaí, Resende, Quatis, Pinheiral, Rio de Janeiro, Barra Mansa e Paulo Frontin.
  • Minas Gerais: Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Brás do Suaçuí, Conselheiro Lafaiete, Itabirito, Jeceaba, Barbacena, Bom Jardim de Minas, Mário Campos, Congonhas, Belo Vale, Brumadinho e São João del Rei.
  • São Paulo: Santo André, Cubatão, Pederneiras, Itaquaquecetuba, Taubaté, Jundiaí, Santos, São José dos Campos, São Paulo, Sumaré, Itirapina, Cruzeiro, Cachoeira Paulista e Alumínio.

Faça sua inscrição nas vagas de emprego da MRS Logística

Os candidatos interessados em concorrer às vagas de emprego do programa de estágio da MRS Logística devem realizar a inscrição até o dia 31 de janeiro. As etapas do processo seletivo incluem: inscrições, pré-entrevista, painel e entrevista. A aprovação dos candidatos está prevista para ocorrer a partir de fevereiro.

Os selecionados para as vagas de estágio na MRS Logística terão acesso a uma série de benefícios, tornando a experiência ainda mais atrativa. Entre os benefícios oferecidos pela empresa estão: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, seguro de vida, assistência médica, gympass.

MRS Logística investirá R$ 2 bilhões em projetos de segregação ferroviária

A MRS Logística está planejando investir aproximadamente R$ 2 bilhões em projetos de segregação ferroviária nas regiões Sudeste e Noroeste, como parte de um acordo pela renovação antecipada de sua concessão com o governo federal. O principal objetivo desses projetos é separar as operações de trens de carga e de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), visando eliminar gargalos e aumentar a capacidade do transporte ferroviário de cargas.

Os projetos de segregação ferroviária envolvem a construção de aproximadamente 90 km de novas linhas férreas em dois trechos: Brás-Rio Grande da Serra e Jundiaí-Barra Funda. Essas novas linhas permitirão que composições de carga circulem em faixas exclusivas, eliminando restrições de horário e dimensões, comuns na operação compartilhada com trens de passageiros.

Benefícios da segregação das operações de trens de carga

A segregação das operações de trens de carga e de passageiros trará diversos benefícios. Para as composições de carga com origem ou destino no Porto de Santos, por exemplo, isso significará maior flexibilidade operacional. Além disso, liberará espaço para a implementação do Trem Intercidades, um projeto de mobilidade urbana prioritário para o governo de São Paulo.

As novas linhas permitirão que as linhas de passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fiquem dedicadas exclusivamente ao transporte de passageiros. Esse projeto melhorará significativamente a experiência dos usuários do transporte metropolitano, pois reduzirá os impactos operacionais causados pela operação compartilhada com trens de carga.

Desafios logísticos

A construção das novas linhas férreas será um desafio logístico significativo, especialmente devido às condições difíceis de acesso rodoviário e ao volume substancial de terra que precisa ser escavado. São cerca de 400 mil m³ de terra, o equivalente a mais de 360 piscinas olímpicas cheias. O projeto também inclui mais de 60 obras de muros de contenção.

O empreendimento está na fase final de contratação do projeto básico, com estudos de campo em andamento para levantamento de dados de engenharia. Paralelamente, estão sendo realizados estudos de impacto ambiental para obtenção de licenças necessárias. As obras estão programadas para começar em 2025, com entregas em fases a partir de 2027 e conclusão total prevista para 2034.

O investimento da MRS Logística em projetos de segregação ferroviária terá um impacto significativo na capacidade do transporte ferroviário de cargas, beneficiando a economia e a logística da região, além de melhorar a mobilidade urbana ao liberar espaço para o Trem Intercidades.

Veja também