Home INDÚSTRIA Primeiro navio de transporte de minério de ferro do mundo equipado com velas rotativas chega ao estado do Rio de Janeiro em terminal operado pela Vale

Primeiro navio de transporte de minério de ferro do mundo equipado com velas rotativas chega ao estado do Rio de Janeiro em terminal operado pela Vale

O sistema de velas rotativas do navio permite utilizar a força do vento para reduzir o consumo de combustíveis no transporte de minério de ferro. O mineraleiro já se encontra nas terras do Rio de Janeiro em terminal operado pela Vale.

by Redação Petrosolgas
O sistema de velas rotativas do navio permite utilizar a força do vento para reduzir o consumo de combustíveis no transporte de minério.

O Terminal da Ilha Guaíba (TIG), operado pela Vale, recebeu na terça-feira (11), o primeiro navio de transporte de minério de ferro equipado com um sistema de velas rotativas. A tecnologia do Sea Zhoushan, um Guiabamax da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), permite reduzir significativamente o consumo de combustível no transporte do minério. Após o carregamento, a embarcação seguirá para a China, partindo do terminal da Vale.

Navio Sea Zhoushan chega ao terminal da Vale no Rio de Janeiro com tecnologia inédita de velas rotativas no transporte de minério de ferro

O Rio de Janeiro recebeu nesta terça-feira o primeiro navio de transporte de minério de ferro equipado com sistema de velas rotativas, também conhecidas como rotor sails. O Sea Zhoushan, um navio Guiabamax da categoria VLOC (Very Large Ore Carrier), possui uma capacidade total de 325 mil toneladas e está atualmente atracado no Terminal da Ilha Guaíba (TIG), operado pela Vale, em Mangaratiba, no litoral sul fluminense. 

Segundo informações da companhia de mineração, parte das instalações do terminal foram adaptadas para atividades desse tipo no final do ano de 2023. As velas rotativas são rotores cilíndricos que possuem quatro metros de diâmetro e 24 metros de altura. Durante a operação de transporte de minério de ferro, os rotores giram em diferentes velocidades, desenvolvendo assim uma pressão que movimenta o navio em um fenômeno conhecido como efeito Magnus.

O gerente de Engenharia Naval da Vale, Rodrigo Bermelho, comentou mais sobre as características do navio com sistema inédito no transporte do minério de ferro. “São cinco velas instaladas ao longo da embarcação que trazem um ganho de eficiência de até 8% e uma consequente redução de até 3,4 mil toneladas de CO2 equivalente por navio por ano”, afirmou ele. O navio de transporte com velas rotativas saiu de Singapura no dia 23 de janeiro e, após passar pelo processo de carregamento no terminal da Vale, seguirá para a China. 

Tecnologia de velas rotativas do navio de transporte de minério de ferro chama a atenção do mercado global pela eficiência no consumo de combustíveis

A tecnologia de velas rotativas é uma inovação recente na indústria naval e chama a atenção de empresas que buscam reduzir suas emissões de carbono. Além da Vale, outras companhias, como a Maersk, estão testando essa tecnologia em seus navios. O uso de velas rotativas é considerado uma solução viável para reduzir as emissões de carbono na indústria naval.

O transporte marítimo é responsável por cerca de 2,5% das emissões globais de CO2, segundo a Organização Marítima Internacional (IMO). A utilização de velas rotativas pode ajudar as empresas a alcançar essas metas, pois a tecnologia reduz as emissões de CO2 e aumenta a eficiência dos navios.

Além disso, as velas rotativas são uma alternativa mais econômica em relação a outras tecnologias, como os navios movidos a hidrogênio. Dessa forma, as operações de transporte de mercadorias se tornam não apenas mais eficientes com as velas rotativas, mas também mais comprometidas com a agenda ambiental. 

Vale investe em tecnologia e inovação ao utilizar velas rotativas para o transporte do minério de ferro

A Vale tem investido em tecnologias mais limpas para reduzir suas emissões de carbono. Além do uso de velas rotativas, a empresa também está desenvolvendo projetos para utilizar combustíveis mais limpos em seus navios, como o metanol e o gás natural liquefeito.

Ela é uma das maiores mineradoras do mundo, com uma grande frota de navios para transportar seus produtos para clientes em todo o mundo. A adoção de tecnologias mais limpas é essencial para a empresa atingir seus objetivos de sustentabilidade e contribua para a redução das emissões de carbono na indústria naval.

Ela continua investindo em tecnologias eficientes do segmento, como explica Bermelho: “A Vale entrou recentemente no mercado, por exemplo, com uma solicitação para contratos de longo prazo para um projeto inovador de novos navios Guaibamax equipados com velas a rotor e movidos a bicombustível, permitindo o uso de metanol como alternativa ao bunker”. Agora, ela seguirá com as operações junto ao primeiro navio com velas rotativas para suas operações de transporte de minério de ferro.

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