Home NOTÍCIAS Preço do petróleo pode chegar em US$ 30 se a China restaurar importações de petróleo iraniano

Preço do petróleo pode chegar em US$ 30 se a China restaurar importações de petróleo iraniano

by Roberto Vieira
Se a China decidir desafiar a mais recente ameaça tarifária dos EUA, aumentando as importações de petróleo iraniano em desafio aberto às sanções dos EUA ao Irã, os preços do petróleo poderão sofrer um impacto significativo e cair até US $ 20 a US $ 30 o barril, de acordo com o Banco da America Merrill Lynch

Na manhã desta segunda-feira, o WTI Crude caiu 1,28%, para US $ 54,95, às 8h10, e o Brent Crude caiu 1,24%, para US $ 61,12, com a nova guerra comercial reacendendo os temores de desacelerar o crescimento da demanda global por petróleo.

Na quinta-feira passada, os preços do petróleo tiveram um forte impacto depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que as negociações comerciais entre EUA e China continuariam em setembro, enquanto os “EUA. começará em 1º de setembro, colocando uma pequena tarifa adicional de 10% sobre os 300 bilhões de dólares restantes de bens e produtos vindos da China para o nosso país. ”

A China prometeu impor novas “contramedidas necessárias” para proteger seus interesses após a última ameaça tarifária, dizendo que o anúncio tarifário do presidente Trump era “um ato irracional e irresponsável”, segundo Zhang Jun, o novo embaixador chinês nas Nações Unidas. pela Reuters.

A reação da China às tarifas adicionais dos EUA poderia incluir a retomada das compras de petróleo do Irã para minar a política de sanções dos EUA e amortecer alguns efeitos sobre a economia chinesa das novas tarifas, disse o BofA Merrill Lynch.

“Enquanto mantemos nossa previsão de US $ 60 por barril para o ano que vem, admitimos que uma decisão chinesa de reiniciar as compras de petróleo do Irã poderia causar uma queda radical nos preços do petróleo”, disse o BofA Merrill Lynch, em nota.

Pequim nunca parou de comprar petróleo iraniano depois que os EUA removeram todas as isenções de sanções para os clientes do Irã no início de maio. A China, maior compradora de petróleo bruto iraniano antes que as sanções norte-americanas atingissem as exportações de petróleo da República Islâmica, continua a importar petróleo do Irã, apesar da campanha de pressão máxima “exportações zero” dos Estados Unidos. A China disse que não iria cumprir as sanções dos EUA sobre as exportações iranianas. No entanto, as importações chinesas de petróleo do Irã são muito mais baixas do que há alguns meses.

Na semana passada, o Irã pediu à China e a outros países amigos, como diz, que comprem mais petróleo bruto da República Islâmica.

Veja também