Home ENERGIA Porto do Açu terá investimentos em energia renovável por SPIC Brasil e Prumo Logística

Porto do Açu terá investimentos em energia renovável por SPIC Brasil e Prumo Logística

Prumo Logística e SPIC Brasil assinam acordo para colaborar no desenvolvimento projetos de energia renovável no Porto do Açu.

by Marcelo Santos
Porto do Açu terá investimento em energia renovável por SPIC Brasil e Prumo Logística

A Prumo Logística, uma empresa controlada pela EIG e responsável pelo desenvolvimento do Porto do Açu, assinou um acordo na quarta-feira com a SPIC Brazil. O objetivo do acordo é colaborar no desenvolvimento de projetos de energia renovável tanto onshore quanto offshore no porto do Açu.

Segundo o Memorando de Entendimento (MoU), os estudos de viabilidade incluirão a produção de energia solar, parques eólicos offshore e a produção de hidrogênio verde e azul.

Acordo assinado entre Prumo Logística e SPIC Brazil

Rogério Zampronha, presidente da Prumo, comentou sobre o acordo: “Este anúncio com a SPIC Brasil é de grande importância para nosso grupo. Já somos parceiros na construção do parque energético a gás natural da GNA no Açu. A expansão desta parceria com a SPIC, que é uma referência mundial em produção de energia renovável em larga escala, mostra que estamos no caminho certo para transformar o Açu em um hub de energia no Brasil”.

SPIC Global, uma das maiores produtoras de energia do mundo

A SPIC Global é uma das maiores produtoras de energia do mundo, estando entre as cinco maiores, sendo a primeira em projetos de produção de energia solar, a segunda em energia eólica e a décima em hidrelétricas. Mais de 67% da produção do grupo é proveniente de fontes de energia limpa, e fora da China, o Brasil é o país mais importante em termos de operação e investimento da SPIC no mundo.

Como parte da parceria com a Prumo Logística, a SPIC ampliará suas linhas operacionais de projetos de hidrogênio verde e também viabilizará um pilar inovador de redução de emissões de dióxido de carbono em um modelo integrado que impulsionará a transição energética do grupo.

SPIC planeja introduzir energia verde de forma competitiva e econômica

De acordo com Adriana Waltrick, CEO da SPIC Brasil, através da matriz da empresa, eles cooperam com mais de 100 grandes empresas do setor de energia, o que é muito importante para seus projetos de energia inteligente no Brasil. A empresa está em contato com tecnologias avançadas e firmou parcerias estratégicas, como a anunciada com a Prumo.

O objetivo da SPIC é introduzir energia verde de alta qualidade e baixa emissão de CO2 de forma competitiva e econômica. Para isso, a empresa investe continuamente em inovação, pesquisa e desenvolvimento, bem como em parcerias globais e locais.

Porto do Açu: foco em energia renovável

Atualmente, o Porto do Açu já é o principal centro de geração de energia a gás natural da América Latina, graças ao parque térmico da GNA, que possui 3 GW de energia contratada e 3,4 GW de capacidade adicional. Em 2021, a primeira usina, com capacidade de 1,3 GW, foi inaugurada, enquanto a segunda, de 1,7 GW, está em construção e começará a fornecer energia a partir de 2025.

Nos próximos anos, novos investimentos no Porto do Açu terão como objetivo promover o desenvolvimento de setores estratégicos da economia brasileira, com foco principalmente na produção de energia renovável e na industrialização com baixa emissão de CO2.

Porto do Açu possui contratos firmados com empresas globais

De acordo com Mauro Andrade, o novo diretor comercial do projeto Prumo, a empresa tem contratos firmados com empresas globais líderes em seus segmentos e está trabalhando para entregar esses projetos aproveitando sua especialização, a infraestrutura de classe mundial do Porto do Açu e a demanda energética da região Sudeste.

O objetivo da empresa é converter parte da energia renovável competitiva em hidrogênio verde para aproveitar a instalação de indústrias de baixo carbono, principalmente nos segmentos siderúrgico e de fertilizantes.

Oportunidade para a produção, armazenamento e transporte de hidrogênio

Marcela Pacola, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da SPIC Brasil, destaca que o hidrogênio verde produzido a partir de fontes renováveis é um dos mais importantes aceleradores do processo de transição energética.

Com base na experiência da SPIC na implantação e geração de projetos de energia renovável e na parceria com a Prumo, a empresa pode explorar oportunidades de produção, armazenamento, transporte de hidrogênio e aplicações na indústria, com foco principalmente na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Veja também