Home INDÚSTRIA Porto de Suape volta ao cenário de competitividade e se torna um smart port com novo terminal de contêineres da APM Terminals

Porto de Suape volta ao cenário de competitividade e se torna um smart port com novo terminal de contêineres da APM Terminals

A autoridade portuária do Porto de Suape comemorou a inauguração do novo terminal de contêineres da APM Terminals, que trará de volta a competitividade de mercado para o complexo portuário e irá colaborar para o local se tornar um smart port.

by Redação Petrosolgas
A autoridade portuária do Porto de Suape comemorou a inauguração do novo terminal de contêineres da APM Terminals, que trará de volta a competitividade de mercado para o complexo portuário e irá colaborar para o local se tornar um smart port.

Durante a última sexta-feira, (02/09), a companhia APM Terminals inaugurou o terminal de contêineres do Porto de Suape, localizado no estado do Pernambuco, e marcou um futuro próspero para o complexo nordestino. Isso, pois a autoridade portuária vê no empreendimento a retomada da competitividade no mercado de portos nacional e irá colaborar para que Suape se torne um smart port com sua autonomia ao longo dos próximos meses. 

Novo terminal de contêineres da APM Terminals e autonomia do Porto de Suape garantirão novos rumos no mercado ao longo dos próximos meses

A última semana foi finalizada com resultados positivos para o Porto de Suape e novas portas para o futuro da expansão do complexo no mercado nacional.

Isso, pois a companhia APM Terminals realizou uma cerimônia de inauguração do novo terminal de contêineres do complexo, que trará de volta a competitividade do setor ao complexo.

A administração portuária afirmou que esse é o empreendimento mais importante para o complexo dos últimos 20 anos.  Afinal, o novo terminal de contêineres é um empreendimento que consolida a tão celebrada vocação de Suape como hub regional.

Além disso, foi anunciado durante o evento que o Porto de Suape está cada vez mais próximo de alcançar a sua autonomia, visto que está prevista para o próximo dia 21 de setembro a cerimônia que vai devolver à administração de Suape seu poder de gestão, pleito que se estende há alguns anos.

Dessa forma, o complexo poderá ter a gestão dos contratos do porto e se tornará ainda mais relevante no cenário nacional. 

A autonomia de gestão e o domínio dos contratos trará ao complexo pernambucano a possibilidade de retomar a sua posição no mercado portuário e impulsionar a competitividade no setor.

Além disso, a instalação do novo terminal de contêineres também irá colaborar para que o porto se torne um verdadeiro hub de escoamento de produtos para as empresas da região, como a própria APM Terminals. 

Torna-se um smart port é o maior objetivo da autoridade do Complexo Portuário após a inauguração do terminal de contêineres da APM Terminals

O presidente do Porto de Suape, Roberto Gusmão, comentou sobre o próximo objetivo do complexo e disse que, após a inauguração do novo terminal, a autoridade portuária agora volta seus esforços para desenvolver Suape como um smart port.

A companhia  investiu R $80 milhões de reais com recursos próprios para tornar Suape um smart port até dezembro de 2023 e afirmou que, até o período proposto, o complexo será uma estrutura totalmente sustentável, e com 8 mil hectares de áreas de preservação ambiental. 

Além disso, o presidente do Porto de Suape afirmou que serão investidos mais de R$ 37 bilhões ao longo dos próximos anos para manter a qualidade operacional e o título de smart port no complexo pernambucano. 

Por fim, Roberto Gusmão relembrou que nos últimos 20 anos, diante da falta de competitividade, Suape perdeu 12 milhões de TUEs. “Tínhamos 5% do mercado de contêiner e hoje não conseguimos chegar a 2%. Nós queremos a competição dos terminais de Suape. Queremos também fazer a cadeia logística ficar completa e que Suape tenha oportunidade de preço e logística”. 

Dessa forma, ele espera que os novos investimentos e o novo terminal da APM Terminals possam contribuir para um futuro com resultados positivos quanto à competitividade de mercado.

Veja também