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Porto de Paranaguá recebe navio Persistence Diva com recorde de transporte de fertilizantes

A chegada do Persistence Diva ao porto paranaense reforça as projeções da companhia. Isso, pois, a embarcação não é apenas um navio comum.

by Andriely Medeiros
A chegada do Persistence Diva ao porto paranaense reforça as projeções da companhia. Isso, pois, a embarcação não é apenas um navio comum.

O Porto de Paranaguá recebeu na última segunda-feira, 2, o navio Persistence Diva, que trouxe uma carga recorde de 70.760 toneladas de fertilizantes, estabelecendo um novo marco na movimentação de sulfato de amônio. Esta conquista destaca a importância dos portos do Paraná como principais portas de entrada de fertilizantes no Brasil, respondendo por 27% do suprimento nacional de adubos. Além disso, o Persistence Diva é reconhecido como o maior navio de transporte de fertilizantes do mundo, destacando o papel crucial dos graneleiros secos nesse setor.

Movimentação histórica no cais público reforça importância do Porto de Paranaguá

Os portos do Paraná estão vivenciando uma semana de marcos e recordes, à medida que o navio Persistence Diva atraca no Porto de Paranaguá. Esse gigante dos mares traz consigo uma carga recorde de 70.760 toneladas de fertilizantes. Essa movimentação de sulfato de amônio é um feito notável que está chamando a atenção do setor e além. A última vez que um evento semelhante ocorreu foi em 21 de abril deste ano, quando o navio CSSC BRIGHT descarregou impressionantes 64.199 toneladas de fertilizantes.

No entanto, o Persistence Diva está prestes a superar essa marca, consolidando-se como um marco na história dos portos paranaenses. O Porto de Paranaguá e seu vizinho, Porto de Antonina, têm se destacado como as principais portas de entrada para fertilizantes no Brasil. Juntos, eles respondem por uma fatia significativa, cerca de 27%, de todo o adubo que abastece o país.  Esse papel fundamental pode ser atribuído a diversas vantagens oferecidas pela região, incluindo eficiência operacional, abertura ao diálogo e um dos maiores parques industriais e de armazenagem do Brasil.

Atualmente, a capacidade estática de armazenagem nos portos paranaenses ultrapassa a marca de 3 milhões de toneladas de fertilizantes. No Porto de Paranaguá, a descarga pode ser realizada em três berços preferenciais no cais público, ou em qualquer outro berço disponível. Além disso, há dois berços dedicados ao setor no píer privado da Fospar, e mais dois em Antonina. Essa infraestrutura robusta permite uma movimentação eficiente e eficaz de fertilizantes.

Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná, destaca que a movimentação de fertilizantes nos portos da região experimentou um notável crescimento nos últimos dois meses. Isso é particularmente impressionante quando comparado ao mesmo período do ano anterior, com um aumento de 84,5%. Em setembro deste ano, o volume totalizou 1.038.445 toneladas, em comparação às 562,7 mil toneladas no mesmo mês de 2022.

Portos do Paraná seguem sendo destaque em operações de transporte de cargas

No início do ano, a movimentação de fertilizantes teve uma queda, mas esse declínio foi rapidamente revertido nos últimos meses. As expectativas agora estão voltadas para a possibilidade de novos recordes na movimentação deste segmento. A Portos do Paraná informa que, de janeiro a setembro de 2023, foram movimentadas 7.057 milhões de toneladas de fertilizantes, indicando um cenário promissor para o setor.

A chegada do Persistence Diva ao porto paranaense reforça as projeções da companhia. Isso, pois a embarcação não é apenas um navio comum. Ele ostenta o título de maior navio de transporte de fertilizantes do mundo. Seu gigantesco tamanho e capacidade o destacam no cenário marítimo global. Construído em 2017, o navio navega sob a bandeira de Singapura, com uma capacidade de carga impressionante de 81.769 toneladas de peso morto (DWT).

Atualmente, ele ostenta um calado de 7,5 metros, um comprimento total (LOA) de 228,99 metros e uma largura de 32,26 metros. Esses números imponentes o posicionam como um dos maiores na categoria Panamax, reservada para navios de grande porte. Assim, à medida que o Persistence Diva descarrega sua carga, ele não apenas quebra recordes, mas também destaca o potencial de crescimento contínuo no setor portuário.

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