Home NOTÍCIAS Petróleo termina a semana em alta, pois ameaças de oferta superam dúvidas de demanda

Petróleo termina a semana em alta, pois ameaças de oferta superam dúvidas de demanda

by Bruna Carla
Os preços do petróleo subiram para US $ 56 por barril durante um pregão instável, o que coloca em questão a demanda global em meio a ameaças do Oriente Médio e de outros países.

Os futuros mudaram pouco em Nova York, apesar do rally diário e do duelo. O petróleo subiu depois que a companhia de petróleo estatal do México informou que a produção caiu cerca de 10% no segundo trimestre, aumentando as tensões depois que o Irã supostamente experimentou um míssil balístico de médio alcance na região do Golfo Pérsico.

Anteriormente, os preços caíram drasticamente após o consultor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, ter dito que os EUA haviam descartado a intervenção nos mercados de câmbio. O índice do dólar Bloomberg subiu para seu nível mais alto em mais de um mês, retendo as vendas de barris com os preços da moeda.

“O mercado está subindo, provavelmente estabelecendo um prêmio de risco geopolítico ligeiramente superior”, disse Phil Flynn, analista sênior de mercado do Price Futures Group Inc. “As pessoas relutam em vender nos fins de semana quando todas as cepas estão no mercado”. Oriente Médio.

O petróleo permanece baixo por um mês em meio a temores de um crescimento lento na demanda. O Departamento de Comércio dos EUA disse na sexta-feira que o produto interno bruto (PIB) cresceu 2,1% ano a ano, uma vez que as disputas comerciais prejudicaram as exportações e o investimento corporativo. O crescimento caiu desde o primeiro trimestre, embora melhor do que o esperado.

“O número do título parece bom, mas as estatísticas básicas refletem fraqueza”, diz Keilin Birch, economista global da Economist Intelligence Unit, em Londres. “Este é um sinal de que o crescimento econômico está definitivamente desacelerando, então a questão é quando começamos a sentir uma dor real?”

O índice do West Texas, em setembro, acrescentou 11 centavos a US $ 56,13 por barril às 13h08. na Bolsa Mercantil de Nova York. Isso é 0,7% por semana.

Para setembro, o Brent faturou 4 centavos de dólar a US $ 63,43 na ICE Futures Europe. O benchmark global negociado com um prêmio de US $ 7,34 para o WTI.

Enquanto os estoques brutos nos Estados Unidos na semana passada caíram 10,8 milhões de barris, um sinal de queda nos estoques, uma queda significativa deveu-se principalmente ao impacto de curto prazo do furacão Barry, que interrompeu a produção de partes do Golfo do México. A produção nacional caiu mais desde outubro de 2017.

O Irã experimentou um míssil balístico que percorreu 1.000 quilômetros, aumentando as tensões após uma série de ataques a petroleiros e drones. O míssil Shahab-3 não representa uma ameaça ao transporte marítimo na região, disse a correspondente do Pentágono, Barbara Starr, à CNN, citando uma autoridade não identificada dos EUA.

Veja também