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Mercado de carros elétricos: Alemanha encerra subsídios para os veículos e montadoras se preparam para impacto

O fim e a restrição dos subsídios e créditos para carros elétricos levantam preocupações sobre a demanda, especialmente para a Tesla.

by Andriely Medeiros
O fim e a restrição dos subsídios e créditos para carros elétricos levantam preocupações sobre a demanda, especialmente para a Tesla.

A Alemanha surpreendeu o setor automotivo ao encerrar os subsídios para carros elétricos, medida já ativa na terça-feira, 19. Essa medida impacta diretamente montadoras como Tesla, BMW, Volkswagen e Stellantis. A decisão foi motivada por uma crise orçamentária e acabou com um pacote de incentivos que oferecia descontos de até 4,5 mil euros na compra desses veículos. Em paralelo, a França também está impondo restrições aos benefícios, limitando o desconto a veículos fabricados na Europa. Essas mudanças destacam os desafios para o mercado de carros elétricos, com a Tesla enfrentando quedas na demanda após depender desses incentivos para impulsionar suas vendas no país europeu.

Subsídios para compra de carros elétricos são finalizados pelo governo da Alemanha

A Alemanha tomou uma decisão que irá impactar fortemente no setor automobilístico ao longo dos próximos meses. O governo do país encerrou nesta segunda-feira os subsídios para carros elétricos, que antes impulsionavam as vendas nas montadoras. O pacote de incentivos previa descontos de até 4,5 mil euros na compra desses veículos, mas foi encerrado um mês antes do previsto. Na prática, o programa já foi extinto, pois o registro do veículo precisava ser realizado antes da entrega.

O impacto dessa medida atinge diretamente montadoras de grande destaque no mercado de carros elétricos, como Tesla, Volkswagen, BMW, Stellantis, entre outras. Essas empresas, que se beneficiavam dos subsídios para impulsionar suas vendas, agora enfrentam um cenário complicado na Alemanha. 

A coalizão governamental alemã justificou essa decisão diante de uma crise no orçamento do governo. A interrupção do programa de incentivos aconteceu apenas alguns dias após o anúncio de que o mesmo não seria prorrogado em 2024, mesmo com um valor reduzido de 3 mil euros.

Queda nos subsídios impacta mercado da Europa

A decisão da Alemanha de encerrar os subsídios para carros elétricos não é um caso isolado no mercado da Europa. A França também impôs restrições mais rígidas aos benefícios para esses veículos, limitando o desconto de até 7 mil euros apenas aos veículos elétricos fabricados na Europa desde meados de dezembro. Os veículos produzidos na China, incluindo o Tesla Model 3, não são mais elegíveis para esses subsídios.

No começo de 2023, o governo de Macron já havia realizado uma nova modificação no subsídio para veículos elétricos, elevando o valor para até 5.000 euros (cerca de R$ 27 mil), enquanto indivíduos de baixa renda podem agora receber até 7.000 euros (aproximadamente R$ 37 mil). Anteriormente, o benefício era concedido a todos os carros elétricos.

Agora, o fim e a restrição dos subsídios e créditos para carros elétricos levantam preocupações sobre a demanda, especialmente para a Tesla. A montadora norte-americana vinha se beneficiando desses incentivos para impulsionar suas vendas no mercado alemão.

Agora, com a mudança no cenário, a Tesla e outras empresas precisam se movimentar para alcançar novos públicos na Europa. Além disso, a decisão da Alemanha de encerrar os subsídios para carros elétricos não apenas impacta as montadoras locais, mas também tem seus efeitos no mercado global de veículos. 

Isso, pois ela pode influenciar o mercado internacional de veículos elétricos a seguir as medidas adotadas, além de impactar nas vendas dos carros elétricos. Para as montadoras, o momento é de analisar o cenário do mercado da Alemanha e da Europa e se preparar para novas estratégias com o fim dos subsídios para carros elétricos.

A importância dos carros elétricos para a transição energética

A adoção de carros elétricos contribui para a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis. Isso torna os sistemas de transporte mais resilientes a flutuações nos preços do petróleo e a eventos geopolíticos que afetam o fornecimento de combustíveis tradicionais.

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