Home ECONOMIA Macaé registra seu maior saldo de empregos e se fortalece como a principal referência na indústria de óleo, gás e energia do país

Macaé registra seu maior saldo de empregos e se fortalece como a principal referência na indústria de óleo, gás e energia do país

Macaé acumulou um saldo positivo de empregos gerados só no mês de julho, considerado o maior no ano, foram mais de 5,1 mil postos formais trabalho criados em 2022.

by Valdemar Medeiros
Macaé registra seu maior saldo de empregos e se fortalece como a principal referência na indústria de óleo, gás e energia do país

O balanço se dá ao esforço do governo municipal em construir, agregado às grandes operadoras e instituições empresariais que atuam na Bacia de Campos um importante negócio que garante à Macaé um alicerce de investimentos de cerca de R$ 25 bilhões no decorrer de cinco anos.

A Bacia de Campos tem mais de 40 anos de existência, localizadas em águas de alta profundidade, ela não somente lançou tecnologias modernas offshore para o mundo, como também vem renovando cada dia mais o seu portfólio de produção, se tornando referência na indústria de óleo, gás e energia.

A prioridade de Macaé é gerar empregos dentro da indústria de óleo, gás e energia, segundo o prefeito

Só no mês de julho, a região de Macaé gerou um percentual de mais de 1 mil novos empregos formais, segundo dados atualizados nessa semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Este é o maior percentual mensal acumulado pela cidade de Macaé em 2022, totalizando 1.082 empregos formais.

“A prioridade é gerar empregos. É criar oportunidades para a população. Esse é o resultado de uma série de ações realizadas com base no diálogo com as empresas que contribuem com o fortalecimento de Macaé como a principal referência para a indústria de óleo, gás e energia do país”, destacou o prefeito Welberth Rezende.

O balanço feito pelo Caged, mostra que o aumento de empregos desse ano superou o anterior, o qual marcou a recuperação econômica da cidade de Macaé diante dos impactos causados pela pandemia da covid-19. O segmento offshore, segundo o Caged, impulsiona o desempenho da cidade de Macaé na geração de empregos no Estado. Só o setor de serviços, indústria de óleo, gás e energia e offshore, juntos, já somam mais de 3 mil contratações formais só dos meses de janeiro a julho desse ano.

Macaé e a geração de empregos no ano de 2021

Diferente desse ano de 2022, a cidade de Macaé ficou entre às sete cidades que mais criaram vagas de empregos no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2021, ficando em segundo lugar com mais de 7 mil empregos gerados. Os dados foram disponibilizados pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

O secretário Rodrigo Viana, correlaciona os resultados alcançados por Macaé ao fato de a cidade atender aos anseios e demandas dos segmentos econômicos, a fim de recuperar a economia local.

“Traçamos estratégias, com articulação junto aos governos do estado e federal, para tratar as pautas com assertividade, trazendo todas as instituições. Há um colegiado de prefeitos importantes da nossa região, com o objetivo de alcançar as mudanças necessárias e fundamentais para incrementar o desenvolvimento econômico e sustentável, tão necessário aos investimentos que trazem, na sua ponta, este excelente resultado junto à sociedade, que foi a colocação de postos de trabalho e geração de renda”, classificou.

Indústria de óleo, gás e energia em Macaé

A geração de empregos na indústria de óleo, gás e energia em Macaé atingiu a casa dos 12 mil postos de empregos gerados, entre 2021 e janeiro de 2022. Isso foi considerado um marco para o governo, como já dito.

Macaé se entremostra em diversos cenários e avança também nas áreas de educação, saúde, agricultura e demais projetos de importância relevante. A mesma comemora o fato de ser a primeira do estado a ser agraciada com a instalação da Agência Estadual de Desenvolvimentos Econômico – Resolve RJ. Com o intuito de desburocratizar os processos que irão auxiliar empreendedores de grandes e pequenos negócios e assim gerar mais e mais empregos.

Veja também