Home NOTÍCIAS Lucro da Repsol na Espanha cai 9% no segundo trimestre

Lucro da Repsol na Espanha cai 9% no segundo trimestre

by Luis Santana
A Repsol também propôs a recompra e o cancelamento de 5% de suas ações em circulação, ajudando a aumentar as ações em quase 4% no comércio matutino.

A empresa espanhola de energia Repsol informou uma queda de 9% nos lucros no segundo trimestre devido à queda nos preços do petróleo e a uma queda acentuada na lucratividade da refinação, mas os resultados superaram as previsões devido ao aumento da produção e do setor químico.

A Repsol também se ofereceu para recomprar e cancelar 5% de suas ações em circulação, ajudando a aumentar os estoques em quase 4% no pregão matinal.

A empresa informou que, no período de abril a junho, o lucro líquido ajustado para a renda única e os efeitos das ações caíram para 497 milhões de euros (554 milhões de dólares), de 549 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

Isso foi acima da previsão de 478 milhões de euros, compilados pela empresa com base em previsões de 25 analistas.

A margem de refinação da Repsol caiu 34% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre.

O aumento da oferta nos Estados Unidos e uma perspectiva de demanda mais fraca devido a uma desaceleração no crescimento econômico levaram a uma queda nos preços do petróleo neste ano, o que forçou a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) a apoiá-los limitando a oferta.

Em junho, a produção de petróleo bruto Brent alcançou a média de US $ 63,15 por barril, em comparação com US $ 75,94 no mesmo mês do ano passado.

A Repsol disse que novos poços na Colômbia e no Canadá, a aquisição de uma participação no campo petrolífero norueguês de Mikkel e a produção do projeto Bakskin em águas profundas nos Estados Unidos reforçaram sua unidade de exploração.

Na divisão a jusante, a queda na margem de refino foi parcialmente compensada pelo aumento das vendas na planta química e no Peru, bem como o fortalecimento do dólar americano em relação ao euro.

A Repsol compra usinas de baixo carbono, incluindo usinas eólicas e usinas de energia solar, para ajudar a alcançar as metas da ONU para limitar o aquecimento global e se estabelecer como fornecedor de eletricidade na Espanha.

Veja também