Home ENERGIA Leilão de energia solar em Portugal quebra recorde mundial

Leilão de energia solar em Portugal quebra recorde mundial

by Roberto Vieira
O enorme leilão de energia solar de Portugal bateu recorde mundial, com uma das 24 licenças oferecidas vendidas por 14,76 euros por megawatt hora (Mwh), informou nesta terça-feira (30 de julho) o secretário de Estado da energia, João Galamba.

Das entidades inicialmente disputando o leilão de 1.150 megawatts (MW), havia 13 vencedores, disse Galamba, sem dar nenhum nome. Uma fonte familiarizada com o assunto disse que havia vários jogadores europeus entre os vencedores, mas a EDP de Portugal e a Galp não conseguiram.

A espanhola Iberdrola ganhou sete das 24 licenças disponíveis e a francesa Akuo ganhou 370 megawatts (MW).

Com base nos locais onde as usinas solares serão instaladas, foram realizados leilões onde os vencedores seriam aqueles que oferecem os maiores descontos para a tarifa de licitação de 45 euros MWh.

“Este primeiro leilão em Portugal foi um sucesso”, disse Galamba ao Petrosolgas. “Houve descontos brutais e, além de obter os preços mais baixos da Europa, atingimos novos mínimos mundiais.”

No ano passado, a Solar Power Europe disse em um relatório que as ofertas mais baixas nos leilões de energia solar em todo o mundo ocorreram na Índia a uma taxa de 16,7 euros por MWh.

É o maior leilão de licenciamento de qualquer tipo de energia lançada em Portugal e representa mais do que o dobro da atual capacidade instalada de energia solar no país.

“Este leilão mostra que a transição energética, com a qual o governo está comprometido, não só pode acelerar fortemente o investimento e a penetração das energias renováveis ​​em Portugal, como também pode ser feito a preços muito baixos”, acrescentou Galamba.

Veja também