Home NOTÍCIAS Importação de petróleo pela China bate recorde mensal. Isso é um bom sinal?

Importação de petróleo pela China bate recorde mensal. Isso é um bom sinal?

by Julio Cesar
A China estabeleceu um novo recorde mensal de importação de petróleo bruto em abril e continua a importar volumes crescentes de petróleo bruto este ano, respondendo por cerca de dois terços do crescimento da demanda global de petróleo em 2019.

No entanto, uma estimativa aproximada dos padrões atuais de consumo de petróleo chinês sugere que a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China atingiu empresas industriais chinesas e que quase metade do aumento das importações entrou em armazenamento este ano, segundo o observador da Reuters Clyde Russell. Isso fornece uma perspectiva interessante sobre o quanto as importações crescentes de petróleo bruto na China refletem o que está acontecendo com a economia chinesa.

Os sinais apontam para uma desaceleração no crescimento econômico da China, enquanto os estoques – em níveis elevados este ano – podem desacelerar em 2019 se os preços do petróleo subirem para níveis que Pequim considera altos demais para aumentar os estoques no ritmo atual.

Em abril deste ano, a China estabeleceu um novo recorde mensal para as importações de petróleo bruto no valor de 10,64 milhões de barris por dia, já que as refinarias correram para estocar petróleo iraniano antes que os Estados Unidos retirassem as sanções das sanções. Assim, as importações de petróleo bruto para a China caíram em maio do recorde mensal de abril, quando as refinarias chinesas reduziram drasticamente as importações de petróleo iraniano depois que os Estados Unidos deixaram de ser responsáveis, e algumas refinarias estatais foram fechadas para manutenção de rotina.

De acordo com os principais indicadores das importações chinesas, o volume de importações no primeiro semestre do ano aumentou em relação ao mesmo período do ano passado em 8,8%, ou cerca de 800 mil barris por dia, segundo estimativas de Russell.

Esse crescimento representa a maior parte do crescimento estimado da demanda por petróleo no mundo neste ano, que atualmente é de 1,1 milhão de barris por dia – 1,2 milhão de barris por dia da Opep, da EIA e da Agência Internacional de Energia (IEA). ).

No entanto, acredita-se que a China acelerou o fluxo de petróleo bruto para armazenamento comercial ou estratégico, enquanto as exportações de produtos de petróleo aumentaram este ano, o que significa que o crescimento pode ter reduzido significativamente a demanda doméstica por petróleo.

Os embarques de petróleo bruto para a China, incluindo importações e produção doméstica, excluindo refinarias, sugerem que a China colocou 1,21 milhão de barris por dia em armazenamento comercial ou estratégico de 850 mil barris por dia de janeiro a maio. no mesmo repositório. no ano passado aos cálculos de Russell.

A China não fornece dados sobre armazenamento, portanto, esta é apenas uma estimativa, mas esta estimativa pressupõe que a China tenha acelerado o armazenamento neste ano, com 45% do crescimento bruto das importações indo para o armazenamento.

Some-se a isso um aumento nas exportações de combustíveis e o consumo real de petróleo bruto pela China no primeiro semestre de 2019, talvez apenas 340 mil barris por dia, disse Russell.

No início deste ano, dados coletados pela Wells Fargo Securities mostraram que a demanda por diesel na China caiu 14% em março e 19% em abril, para o nível mais baixo em dez anos.

“Acreditamos que a aceleração da recessão deve-se provavelmente a fatores econômicos e às conseqüências da ‘guerra’ de tarifas com os EUA”, disse Roger Reed, analista de energia da Wells Fargo, em nota no final de maio.

Mais recentemente, a BlackRock, a maior empresa de gerenciamento de ativos do mundo, disse que a economia da China está pronta para uma “calmaria” por causa da guerra comercial que se tornou o maior impulsionador da economia global e dos mercados. De acordo com a BlackRock, os investidores estão “excessivamente otimistas” de que as medidas de estímulo da China possam impulsionar o crescimento econômico, disse o gerente de ativos do Morning Post para a região sul da China.

“Acreditamos que o PIB da China deve ser capaz de evitar cair abaixo da meta de 6%, mas algumas indústrias, especialmente aquelas relacionadas a exportações, serão prejudicadas, e empregos e salários podem não se manter estáveis, mesmo se o PIB”, disse. Iris Pan, economista do ING. Grande China, disse na semana passada.

Além de uma economia flutuante, a demanda por petróleo na China e, possivelmente, nas importações pode ser reduzida no curto prazo pelas refinarias, que reduzem os volumes de refino no terceiro trimestre, com operações de refino na estrada e desaceleração do crescimento. necessidade interna de combustível. danificando o campo de refino.

De acordo com a JLC International, a Sinopec ZRC reduzirá o consumo diário de petróleo em 2,17%, enquanto a produção de petroquímicos de Tianjin reduzirá a produção diária em 5,12% em julho.

Este ano, a China demonstrou um crescimento constante nas importações de petróleo bruto. Mas o consumo real de óleo industrial e industrial pode ter sido muito menor do que o valor sugerido pela manchete. No futuro, se a China reduzir suas reservas de petróleo bruto, se os preços do petróleo subirem, as importações de petróleo podem alertar o mercado de petróleo de que o maior importador mundial de petróleo está experimentando uma desaceleração significativa. crescimento da demanda.

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