Home ECONOMIA Hitachi Energy e Ceará unem forças em projeto ambicioso de energia limpa

Hitachi Energy e Ceará unem forças em projeto ambicioso de energia limpa

A Hitachi Energy acaba de assinar um acordo com o estado do Ceará para projetos de energia limpa. Os projetos incluem energia solar, energia eólica e, principalmente, hidrogênio verde.

by Marcelo Santos
Hitachi Energy e Ceará unem forças em projeto ambicioso de energia limpa

A Hitachi Energy e o Governo do Estado do Ceará assinaram, um memorando de entendimento (MOU) para desenvolver projetos relacionados à energia solar e eólica e a cadeia produtiva do hidrogênio verde no estado. Este é mais um passo importante para o desenvolvimento das políticas públicas de energia limpa no Ceará.

Detalhes do acordo entre a Hitachi Energy e o Ceará

A Hitachi Energy será, a princípio, responsável por fornecer estudos de viabilidade e conexões ao grid para implementação de novos projetos de energia limpa e para a expansão de projetos existentes no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Este será um passo rumo ao benefício das cadeias de produção de energia limpa, especialmente do hidrogênio verde e seus derivados.

A empresa também atuará ao lado de universidades e centros tecnológicos locais, garantindo os melhores resultados técnicos, regulatórios e econômicos para o usuário do sistema. Segundo José Paiva, Presidente da Hitachi Energy no Brasil, o Ceará possui um grande potencial para a geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis. É extremamente importante que a empresa participe de projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e à busca pela descarbonização.

Paiva acrescenta que, como líder tecnológica pioneira, a Hitachi Energy colabora com clientes e parceiros para permitir um futuro energético sustentável para as gerações atuais e futuras. Alinha esta iniciativa como o seu propósito de promover um futuro energético sustentável para todos.

Segundo o governador do Ceará, Elmano de Freitas, a Hitachi Energy é uma parceira com interesse comum em desenvolver a cadeia produtiva de energia limpa no Ceará. Através dos projetos, será possível promover a cooperação com universidades e centros tecnológicos locais para a realização de programas de pesquisa e inovação, assim como a formação e contratação de trabalhadores.

Este é o 34º memorando assinado pelo Ceará

Este memorando é o 34º assinado pelo estado para a cadeia de H2V e também pretende regular a forma e as condições pelas quais as partes se propõem a direcionar suas potencialidades, atuando em cooperação mútua com foco no desenvolvimento de empreendimentos de energia eólica, solar ou da cadeia produtiva de hidrogênio verde no Ceará.

Freitas destaca que o cearense acompanha desafio do estado na área de energias renováveis, de hidrogênio verde. E a Hitachi Energy, no Brasil, é responsável pelo fornecimento de grande parte dos equipamentos de hidrogênio, especialmente na energia elétrica, das hidrelétricas, energia eólica e solar. Essa empresa possui uma presença muito grande no mercado brasileiro e mundial.

Segundo Glauco Freitas, vice-presidente de Marketing e Vendas da Hitachi Energy no Brasil, é uma satisfação enorme para a empresa assinar este acordo e poder colaborar com o Complexo Industrial Porto do Pecém, que é o principal hub de hidrogênio verde do Brasil. A Hitachi Energy, que possui o propósito de gerar um futuro de energia sustentável para todos, está preparada para apoiar o país neste momento de transição energética.

O Ceará está em posição de destaque nessa transformação, com perspectivas de grande crescimento nos próximos anos, o que demandará uma infraestrutura robusta para garantir a qualidade e a disponibilidade de energia para os produtores.

Conheça a Hitachi Energy

A Hitachi Energy é uma empresa líder global em tecnologia, que atua em 140 países, promovendo um futuro energético sustentável. A empresa atende clientes nas áreas de serviços públicos, indústria e infraestrutura com soluções e serviços inovadores em toda a cadeia de valor. Além disso, é pioneira em tecnologias e possibilita a transformação necessária para impulsionar a transição energética para um futuro neutro em carbono.

Veja também