NOTÍCIAS

Goiânia já prepara seu primeiro heliponto para receber carros voadores

O futuro está logo ali. Até 2026, o Brasil terá carros voadores. A Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, irá estabelecer a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) em Taubaté (SP). O primeiro protótipo do veículo deve começar a ser montado neste semestre, os testes devem ocorrer em 2024 e as primeiras entregas e a entrada em serviço estão programadas para 2026.

Descubra mais detalhes sobre os novos carros voadores

Os novos carros voadores têm alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Ele deve ser usado como táxi aéreo. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental. O Brasil aparece como um dos principais futuros operadores de eVTOLs, o país poderá ter em breve 780 aeronaves voando pelas principais cidades. Isso leva em conta as cartas de intenção de compra assinadas com a Eve e com outras duas empresas estrangeiras.

E Goiânia não tardará para receber esses veículos aéreos. Atenta às novidades, a Opus Incorporadora se antecipou e terá um heliponto pronto e apto para receber novos carros voadores também em 2026. “É preciso perceber as movimentações do mercado, não apenas o imobiliário, mas tudo o que ele engloba, como a mobilidade. Estacionamento, quantidade de vagas disponíveis em um empreendimento, vagas adaptadas para carros elétricos, heliponto e agora a adaptação, não apenas para carros voadores, mas também para entregas pelo ar”, destaca o diretor da empresa, Dener Justino.

Bem localizado e atualizado

O complexo imobiliário Cidade Opus, lançado em março e que será erguido na esquina das das Avenidas 85 e Mutirão, de frente para a Alameda Ricardo Paranhos, no Setor Marista, inclui no projeto de sua torre comercial, o Corporate Center, um heliponto adaptado para receber eVTOLs. “Não adianta fazer um empreendimento e analisar apenas o agora, a fase de projeto e construção. É preciso pensar no mundo quando ele for entregue. Ele precisa estar atual quando estiver pronto, não adianta entregar algo defasado. A Opus está sempre atenta a isso, por isso já antecipou várias tendências no mercado”, salienta Dener Justino.

Inclusive, o Cidade Opus foi o campeão na categoria Profissional/Produto como o melhor empreendimento do Brasil no Prêmio Master Imobiliário, considerado o Oscar do segmento no País. Apesar do termo “carro voador” ter se popularizado, os eVTOLS não seguirão o modelo de veículos particulares, que podem ser comprados por qualquer pessoa, as aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos de transporte e empresas de táxi aéreo. “O Cidade Opus estará pronto para quando esse futuro, que está mais próximo do que muitos imaginam, chegar à Goiânia”, completa o diretor da Opus Incorporadora sobre o projeto, que tem previsão de entrega em 2026.

Conheça algumas empresas fabricantes de carros voadores

A Embraer, através de sua subsidiária EVE, está liderando o caminho com quase três mil encomendas de EVTOLs aguardando aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com operações previstas para começar em 2026. O foco da EVE é produzir uma aeronave capaz de transportar de quatro a seis passageiros, dependendo da configuração, com ou sem piloto. A fabricação ocorrerá em Taubaté, São Paulo, marcando um passo significativo para a indústria aeroespacial brasileira. No entanto, a competição global para dominar o céu urbano é acirrada, com várias empresas desenvolvendo projetos notáveis.

  • Joby Aviation: Com capacidade para quatro passageiros mais um piloto, autonomia de 160 quilômetros e velocidade máxima de 320 km/h, realizou seu primeiro voo de EVTOL em Nova York, com voos comerciais esperados para começar em 2025;
  • Volocopter: Seu modelo Volocity, com espaço para um passageiro e um piloto, autonomia de 35 quilômetros e velocidade máxima de 110 km/h, também fez voos de teste em Nova York. A empresa almeja operar comercialmente já em 2024;
  • Lilium Jet: Outra inovação alemã com seis assentos e um piloto, autonomia de 250 quilômetros e velocidade máxima de 250 km/h. A Lilium espera iniciar operações comerciais em 2024, com a Azul planejando utilizar suas aeronaves a partir de 2025.

A adoção dos EVTOLs como meio de transporte promete reduzir significativamente a poluição e o congestionamento nas cidades, além de oferecer uma alternativa rápida e eficiente para viagens curtas. Contudo, os desafios permanecem, incluindo a regulamentação do espaço aéreo urbano, garantia de segurança e infraestrutura de suporte, como helipontos e estações de carregamento.

Marcelo Santos

Conhecido com marujo pelos amigos, Marcelo possui anos de trabalho no setor offshore, atuando sempre em Macaé e Região. Sempre esteve atento em todas as notícias que envolvem o setor de óleo e gás, tanta paixão o levaram a área da comunicação, sempre buscando informar aqueles que estão envolvidos no setor de óleo e gás e entusiastas que sonham com essa área. Contato: marcelosantos@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

10 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

10 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

10 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago