Home ENERGIA Gigantes do setor discutem questões críticas de energia

Gigantes do setor discutem questões críticas de energia

by Julio Cesar

Questões técnicas e econômicas enfrentadas pelo mercado offshore foram os tópicos centrais discutidos durante a discussão do painel da OTC, onde líderes do setor de serviços petrolíferos da França se reuniram na terça-feira, 7 de maio. A sessão, dividida em três painéis, começou. com um discurso de boas vindas de Michel Hourcard, presidente e CEO da Total E & P Americas. “Estou honrado por fazer parte da sessão no 50º aniversário da OTC e orgulho de compartilhar nossas conquistas na indústria”, disse ele.

“Com o advento das novas tecnologias, decidimos passar todos os nossos dados para a nuvem”, disse Olivier Peyret, presidente da Schlumberger França, falando no painel focado em exploração e descoberta. “Vemos sua inovação como uma mudança fundamental e uma oportunidade para melhor atendermos nossos clientes”.

Ele também destacou que, para atrair a próxima geração de talentos, a P & D em áreas de inovação tecnológica é extremamente importante. “Embora a transformação digital seja uma oportunidade para alguns, pode ser um risco para os outros”, disse Peyret. “Por exemplo, se a Schlumberger abrir seu centro de pesquisa de inteligência artificial em Paris, é uma oportunidade fantástica de desenvolver recursos humanos. Por outro lado, pode ser um risco para os outros se a transição for interrompida e a força de trabalho não for requalificada ou treinada para se adaptar às tecnologias avançadas. ”

Sophie Zurqiyah, CEO da CGG, destacou a necessidade de adotar tecnologias digitais no campo da exploração. “Devido à desaceleração do petróleo e do gás, nossos clientes estão constantemente buscando eficiência, redução no tempo de ciclo para desenvolver campos marítimos e melhorar o resultado da exploração”, disse ela.

“Não é suficiente coletar dados, mas é igualmente importante analisar a física por trás dos dados usando tecnologias como inteligência artificial e aprendizado de máquina”, disse Daniel Averbuch, gerente de programa sênior do IFPEN. Ele acrescentou que sua empresa também está usando tecnologias para mitigar a mudança climática, como o uso de tecnologia de ondas eficiente que contribui para o desenvolvimento da energia eólica offshore.

Os palestrantes da segunda sessão, que se concentrou no desenvolvimento de petróleo e gás, discutiram a importância de identificar o conteúdo local enquanto se trabalha através das fronteiras internacionais. “É importante reconhecer que o conteúdo local é importante para reduzir os custos de desenvolvimento, pois elimina a necessidade de transportar ativos e estoques. Nesta área, um dos pontos-chave é ter a cadeia de suprimentos mais curta possível ”, disse Nicolas de Coignac, vice-presidente sênior da América do Norte da Vallourec.

“Várias invenções tecnológicas que estão impactando a indústria de petróleo e gás hoje foram desenvolvidas na França com parcerias estratégicas”, disse Dominique Bouvier, presidente da Evolen, falando no último painel, que se concentrou nos desenvolvimentos futuros da indústria offshore.

Os principais objetivos da Evolen incluem o desenvolvimento de redes interprofissionais e apoiar a expansão internacional de seus membros corporativos, notavelmente pequenas e médias empresas. “Estamos convencidos de que as empresas de serviços de hidrocarbonetos desempenharão um papel importante na transição ecológica e quase 50% de nossas empresas estão investindo em energias limpas para reduzir a pegada de carbono e reduzir as emissões. O futuro da indústria se concentrará na redução da pegada de carbono e no desenvolvimento de gás, que será um elemento chave no combate às mudanças climáticas ”, disse Bouvier.

Veja também