Home INDÚSTRIA Gigante dos chips semicondutores, TSMC anuncia construção de segunda fábrica monumental para superar EUA

Gigante dos chips semicondutores, TSMC anuncia construção de segunda fábrica monumental para superar EUA

TSMC e Sony se unem para expandir produção de chips semicondutores em Kumamoto, no sudoeste do Japão.

by Marcelo Santos
Gigante dos chips semicondutores, TSMC anuncia construção de segunda fábrica monumental para superar EUA

A maior fabricante de chips semicondutores do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), está prestes a expandir ainda mais sua produção com a construção de uma nova fábrica em Kumamoto, no sudoeste do Japão. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura japonês, Tetsushi Sakamoto, durante uma visita à área no último final de semana.

Nova fábrica da TSMC visa a produção de chips semicondutores com tamanhos entre 22 e 28 nanômetros

A TSMC já está em processo de construção de sua primeira fábrica em Kumamoto, com a inauguração prevista para o ano de 2024. Agora, a empresa taiwanesa planeja erguer uma segunda unidade na mesma região. Essa expansão representa uma parceria entre a TSMC e o conglomerado tecnológico japonês Sony, sob o nome de “Japan Advanced Semiconductor Manufacturing,” e visa a produção de chips semicondutores com tamanhos entre 22 e 28 nanômetros.

Embora o anúncio formal da TSMC esteja previsto para fevereiro, estima-se que o investimento total para a construção da nova fábrica alcance a marca de dois bilhões de ienes, o equivalente a 12,54 mil milhões de euros. Isso demonstra o comprometimento da TSMC em fortalecer sua capacidade de produção de chips em parceria com uma gigante japonesa como a Sony.

Expansão da TSMC nos Estados Unidos

Além do Japão, a TSMC também está ampliando sua presença nos Estados Unidos com a construção de duas fábricas de “wafer,” que são finas fatias de material semicondutor onde os microcircuitos são construídos. Uma dessas fábricas iniciará a produção em massa de chips de quatro nanômetros em 2024, enquanto a outra nova fábrica está programada para iniciar a produção comercial de chips de três nanômetros em 2026, representando a tecnologia mais avançada da TSMC.

O governo dos Estados Unidos está fornecendo bilhões de dólares em subsídios para apoiar a expansão da TSMC em território americano. Essa iniciativa visa reduzir a dependência do país em relação aos chips produzidos na Ásia, fortalecendo a segurança nacional e a economia.

O Departamento de Comércio dos EUA confirmou a nova rodada de investimentos e destacou que o processo de concessão de subsídios é baseado no mérito, visando projetos que promovam a economia e a segurança nacional dos Estados Unidos. Como parte desse acordo, a TSMC se compromete a seguir regras de segurança que proíbem a venda de chips para países como a China.

Qual a importância dos chips semicondutores?

Os chips semicondutores são dispositivos microscópicos essenciais na produção de alta tecnologia, incluindo sistemas de inteligência artificial. Feitos de material semicondutor, como silício, esses chips têm a capacidade única de controlar o fluxo de elétrons, agindo como interruptores eletrônicos que ligam e desligam circuitos em frações de segundo.

Esses dispositivos são a espinha dorsal da revolução tecnológica, permitindo o funcionamento de praticamente todos os dispositivos eletrônicos modernos, desde smartphones até sistemas automobilísticos avançados, equipamentos médicos de alta tecnologia e redes de comunicação. Eles desempenham um papel fundamental na vida cotidiana, tornando-a mais eficiente, conectada e conveniente.

Conheça a TSMC

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) é uma empresa multinacional especializada em fabricação contratada de semicondutores. É uma das maiores empresas de Taiwan, a mais valiosa no setor de semicondutores e a maior fábrica independente de semicondutores do mundo. Sua sede e principais operações estão localizadas no Parque de Ciência de Hsinchu, em Taiwan. A TSMC foi a primeira empresa a produzir chips de 7 e 5 nanômetros, que posteriormente foram utilizados no microprocessador Apple A14, e também foi pioneira na implementação comercial da tecnologia de litografia Extreme Ultraviolet (EUV) em grande escala.

Veja também