ENERGIA

Gás natural é uma solução para a Europa para substituição de usinas nucleares e termoelétricas

Um dos maiores patrocinadores de energia limpa do mundo vê o futuro do investimento europeu em gás natural.

O governo planeja deixar o carvão, e a energia nuclear poderia criar buracos na região, disse Thomas Breler, chefe do departamento internacional de energia, energia renovável e água do KfW, a divisão internacional de exportação e projetos de banco de desenvolvimento alemão. Segundo ele, o gás natural, o menos poluente dos combustíveis fósseis, fornece o suporte mais prático para a geração de energia renovável até que haja um repositório em escala de rede.

“Na Europa, muitos investimentos vão para a energia eólica offshore, bem como para a terra, e não para o gás”, disse Brechler em entrevista na sede do banco em Frankfurt. “Há uma chance maior de expansão das plantas de gás, começando na Alemanha, onde veremos quantas usinas nucleares e de carvão serão desativadas.”

Os comentários destacam a possibilidade de que o gás natural continuará sendo uma fonte importante de energia, enquanto os políticos europeus estão trabalhando para reduzir as emissões de combustíveis fósseis. Enquanto as usinas a gás queimam mais limpamente do que o carvão, grupos ambientalistas insistem em eliminar todos os combustíveis que contribuem para a formação de gases de efeito estufa na atmosfera. Para o KfW, essa transição para formas de energia mais limpas exigirá usinas termoelétricas a gás como forma de compensar o fornecimento de energia variável de parques eólicos e solares.

Vários países europeus estão se inclinando para o carvão e a energia nuclear, e a Alemanha está discutindo um plano para impedir a mineração de carvão em 2038. O KfW forneceu 16 bilhões de dólares em empréstimos para energia limpa, perdendo apenas para o Banco Europeu de Investimentos da Europa, informou o BloombergNEF.

“Por mais que todos nós amamos a energia renovável, todos sabemos que quando há apenas fontes intermitentes, o sistema pode enfrentar dificuldades”, disse Brechler. “Se não houver carvão e não houver energia nuclear, a tecnologia de transição na época provavelmente deveria ser gás”.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

17 horas ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

17 horas ago

Quer trabalhar em casa? Companhias internacionais e nacionais abrem dezenas de vagas para brasileiros em regime de home office!

Com a crescente demanda por trabalho remoto, diversas empresas estão oferecendo oportunidades para brasileiros interessados…

18 horas ago

Luandre RH está selecionando 5.700 novos colaboradores em seu processo seletivo com vagas de emprego em todo o Brasil

A Luandre RH, uma das principais consultorias do Brasil em soluções de Recursos Humanos, está…

18 horas ago

Oceânica abre vagas de emprego para Contramestre, Técnico, Marinheiro, Engenheiro e mais!

Se você é um profissional qualificado e busca oportunidades na área ambiental e naval, a…

18 horas ago

Peugeot 2008: Saiba tudo sobre o SUV que chega ao Brasil com duas versões exclusivas e tecnologia de ponta

O lançamento do novo Peugeot 2008 é bastante aguardando e pode está cada vez mais…

19 horas ago