Home NOTÍCIAS Exportações de petróleo bruto dos EUA sobem para recorde mensal em junho

Exportações de petróleo bruto dos EUA sobem para recorde mensal em junho

by Luis Santana
As exportações de petróleo bruto dos EUA subiram 260.000 barris por dia (bbl / d) em junho para um recorde mensal de 3,16 milhões bbl / d, enquanto a Coréia do Sul comprou volumes recordes e a China retomou as compras, mostraram dados do Escritório do Censo dos EUA em 2 de agosto.

A Coréia do Sul superou o Canadá para se tornar o maior comprador de petróleo dos EUA em cerca de 605.000 bbl / d. A China comprou cerca de 292.000 bbl / d, a maior desde junho do ano passado e foi o terceiro maior comprador de petróleo dos EUA em junho, mostraram os dados.

A China, que já foi a maior compradora de petróleo dos Estados Unidos, reduziu suas compras no ano passado, com o início da guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, surpreendeu os mercados financeiros em 1º de agosto dizendo que planeja arrecadar as tarifas adicionais a partir de 1º de setembro, marcando o fim abrupto da trégua em uma guerra comercial de um ano que desacelerou o crescimento global e interrompeu as cadeias de fornecimento.

As exportações de petróleo dos EUA subiram desde que uma proibição de exportação foi suspensa no final de 2015, com os embarques atingindo 30 países em junho.

Outros compradores importantes em junho foram o Canadá, com cerca de 311.000 bbl / de volta e a Índia com 290.000 bbl / d, seguidos pela Holanda, que recebeu cerca de 274.000 bbl / d.

A Índia, terceiro maior importador de petróleo do mundo, intensificou as compras de petróleo dos Estados Unidos depois que Washington impôs sanções a Teerã em novembro.

O governo Trump renovou as sanções contra o Irã no ano passado por causa de seu programa nuclear, embora alguns compradores tenham permissão para continuar a receber volumes limitados de petróleo iraniano sob uma suspensão de seis meses. Em maio, os Estados Unidos acabaram com essas isenções.

Veja também