Categorias ENERGIANOTÍCIAS

Energia solar já ultrapassa energia nuclear e do carvão no Brasil

A capacidade total instalada da fonte solar fotovoltaica já excede a soma das usinas termelétricas a carvão e nuclear no Brasil. O valor inclui grandes usinas de energia solar e pequenos sistemas, que incluem edifícios residenciais, empresas, indústrias, produtores rurais e edifícios públicos. A pesquisa foi realizada pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR).

De acordo com o mapa da empresa, existem 5.763,5 megawatts (MW) de eletricidade de uma fonte solar, enquanto um total de 5.586,8 megawatts provém de usinas térmicas a carvão e nuclear. “Ao mesmo tempo, a energia solar total é quase 4% maior que a capacidade dessas usinas termelétricas com base em recursos não renováveis ​​e com um grande impacto ambiental ao longo de todo o seu ciclo de vida”, comentou Ronaldo, presidente do conselho da Absolar. Koloszuk.

No conjunto entre pequenas, médias e grandes aplicações, o mercado brasileiro de sistemas fotovoltaicos solares já trouxe mais de US $ 30 bilhões em investimentos privados para o país.

E esse valor tende a aumentar, em um estudo recente feito pela FAPESP, utilizando perovskitas, houve um alcance de 25% em eficiência na conversão de energia luminosa para energia elétrica, o que em um futuro próximo, pode resultar no barateamento do material utilizado em painéis solares.

Destes, 15,52 bilhões de reais foram investidos em grandes fábricas, principalmente nas regiões nordeste e sudeste, que geram energia para milhares de brasileiros por meio de um sistema nacional interconectado.

Outra parte no valor de 14,59 bilhões de reais. Foi o resultado de investimentos diretos de pessoas, empresas, produtores rurais e governos em sistemas de pequeno e médio porte, espalhados por todas as regiões do país.

Em geral, as grandes empresas possuem 2928,0 MW e em sistemas em telhados, fachadas e pequenas áreas – 2835,5 MW.

Julio Cesar

Nascido e criado em Macaé, sempre estive em contato com o setor marítimo, filho de mergulhador, praticamente criado no mar. Com vasto conhecimento em óleo e gás me formei em Engenharia de Petróleo pela UFF, e atualmente sou redator do Petrosolgas. Contato: juliocesar@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

19 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

19 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

19 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

2 dias ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

2 dias ago