Demanda global de petróleo pode levar anos para se recuperar

A demanda global de petróleo levará pelo menos um ano – e provavelmente muito mais – para retornar aos níveis pré-crise de 100 milhões de barris por dia (bpd), disse Fatih Birol, diretor executivo da Agência Internacional de Energia (AIE). Gulf Intelligence em entrevista na quarta-feira.

O ritmo em que a demanda voltará dependerá principalmente do crescimento econômico global e da possibilidade de uma segunda onda de infecções por COVID-19, o que poderia garantir um retorno a bloqueios mais rígidos, disse Birol.

A AIE disse em seu Relatório do Mercado de Petróleo de abril que a pandemia de coronavírus havia eliminado uma década de crescimento da demanda de petróleo em meio às medidas de bloqueio sem precedentes em muitos países para conter a propagação do vírus. Em meados de abril, a AIE esperava que a demanda global de petróleo caísse 29 milhões de bpd em abril e um recorde de 9,3 milhões de bpd ano a ano em 2020.

Abril foi de fato um ‘abril negro’ para os mercados de petróleo e a indústria, Birol disse à Gulf Intelligence, recordando a primeira queda de todos os futuros do WTI Crude em território negativo.

A AIE, programada para divulgar seu Relatório do Mercado de Petróleo de maio na quinta-feira, continua vendo a demanda mundial de petróleo caindo este ano, apesar do abrandamento dos bloqueios em muitos países, segundo Birol.

Os números sobre demanda, oferta e excesso de oferta “ainda são muito preocupantes”, disse o chefe da AIE.

Questionado sobre o destino do patch de xisto dos EUA, que está reduzindo a produção de petróleo por razões econômicas devido aos preços insustentáveis ​​do petróleo, Birol expressou otimismo de que após a crise, quando a demanda voltar a alguma forma de normalidade, o xisto dos EUA voltará a subir.

“O xisto voltará, talvez devagar, mas acho que uma das lições a serem aprendidas nesse período é que será muito rápido escrever o obituário do óleo de xisto”, disse o chefe da AIE à Gulf Intelligence.

Bruna Carla

Apaixonada por gestão de pessoas, possuo ampla experiência no setor de Recrutamento e Seleção com foco em entrevista por competência, voltado para o setor offshore. Prestadora de serviço para várias empresas em Macaé. Graduada em Recursos Humanos pela UNIESSA, e MBA em Gestão de Pessoas pela FMU. brunacarla@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Estaleiro Jurong divulga abertura de 62 vagas de emprego para profissionais de todos os níveis de escolaridade

Esta semana, o Estaleiro Jurong Aracruz está com 62 vagas de emprego abertas, oferecendo oportunidades…

23 horas ago

Marinha do Brasil abre 54 vagas para candidatos de ambos os sexos com ensino médio completo

A Marinha do Brasil anunciou a abertura das inscrições para o concurso de admissão à…

24 horas ago

Bahia fabrica uma das maiores pás de turbina eólica do mundo com quase 90 metros

Em uma era em que a busca por energias renováveis se torna cada vez mais…

24 horas ago

Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de turbinas eólicas, formaliza intenção de investir no Rio Grande do Sul

O futuro do desenvolvimento sustentável tem ganhado contornos cada vez mais definidos no Brasil, especialmente…

24 horas ago

Instituto Federal Baiano abre inscrições para cursos técnicos gratuitos EAD: Garanta já sua vaga!

O Instituto Federal Baiano — IFBAIANO está com as inscrições abertas para os cursos técnicos…

2 dias ago

Empresas estão com vagas de emprego abertas no Norte e Nordeste do Brasil: Confira algumas das oportunidades disponíveis

Em busca de novas oportunidades profissionais? A SERHUM RH, companhia referência no ramo de recursos…

2 dias ago