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DeepOcean conclui projeto de descomissionamento utilizando navio de bateria híbrida

O uso de um navio de bateria híbrida nesse projeto é um marco significativo na indústria de serviços submarinos e para a DeepOcean.

by Andriely Medeiros
O uso de um navio de bateria híbrida nesse projeto é um marco significativo na indústria de serviços submarinos e para a DeepOcean.

A DeepOcean concluiu com sucesso um projeto de descomissionamento em uma plataforma do Reino Unido, destacando-se no mercado pelo uso inovador de um navio movido a bateria híbrida. O projeto, que envolveu a remoção de condutores submarinos e estruturas em águas profundas, foi concluído em tempo recorde de 12 a 16 semanas, demonstrando a eficiência e compromisso da DeepOcean com a qualidade operacional. Esse marco na indústria submarina reflete a busca por soluções mais limpas e eficientes em ambientes marinhos.

DeepOcean finaliza descomissionamento com tecnologia inovadora

A DeepOcean, renomada provedora de serviços submarinos, celebrou recentemente o sucesso de um projeto de descomissionamento realizado em águas do Reino Unido. Um dos diferenciais deste projeto foi o uso de um CSV (navio de apoio à construção) movido a bateria híbrida. Essa tecnologia inovadora proporcionou uma abordagem mais limpa e eficiente para a conclusão do descomissionamento.

Como parte do projeto, a DeepOcean enfrentou desafios substanciais. Seis condutores submarinos e quatro suportes verticais tiveram que ser removidos em diferentes profundidades de água. Além disso, as estruturas guia dos condutores superiores, com um peso estimado de 400 toneladas, precisavam ser retiradas. Para lidar com essa complexidade, a empresa também projetou e instalou braçadeiras sob medida na plataforma Dunlin Alpha.

A engenharia e a gestão de projetos foram lideradas pelo escritório da DeepOcean em Aberdeen, no Reino Unido, com o apoio dos escritórios na Noruega, em Haugesund e Stavanger. Já a operação offshore foi realizada a partir do CSV Edda Freya, impulsionado pela inovadora bateria híbrida. A entrega bem-sucedida do projeto não teria sido possível sem a contribuição de subcontratados experientes, incluindo Claxton, Machtech e Global Energy Group. Sua experiência desempenhou um papel fundamental na conclusão do escopo de trabalho.

Outro aspecto notável deste projeto foi a rapidez com que foi concluído. Desde a adjudicação do contrato até a execução offshore, todo o processo levou apenas de 12 a 16 semanas, demonstrando a eficiência da DeepOcean em projetos com certas dificuldades. Gary Scott, gerente comercial do Reino Unido e consultor jurídico da DeepOcean, destacou a complexidade do projeto.

“Com engenharia submarina de ponta envolvida, juntamente com ferramentas e tecnologias submarinas especializadas necessárias para executar o projeto, juntamente com nossa atenção à entrega segura e de alta qualidade do projeto, eu o classificaria como um projeto emblemático para DeepOcean”, afirmou.

Prestadora de serviços submarinos marca momento histórico na plataforma Dunlin Alpha

A plataforma Dunlin Alpha, que serviu como palco para esse projeto desafiador, tem uma história rica em produção de petróleo. Localizada a, aproximadamente, 137 quilômetros a nordeste das Shetland e em uma profundidade de água de 151 metros, a plataforma produziu seu primeiro petróleo em 1978. Ao longo de 37 anos, mais de 522 milhões de barris de petróleo foram recuperados na área da Grande Dunlin, incluindo os campos Dunlin, Dunlin S/W, Osprey e Merlin.

Agora, o uso de um navio de bateria híbrida neste projeto de descomissionamento é um marco significativo na indústria de serviços submarinos. Ele demonstra o compromisso da DeepOcean com a inovação e a busca de métodos mais sustentáveis para lidar com desafios complexos em ambientes marinhos. À medida que a indústria de serviços submarinos continua a evoluir, é provável que mais empresas sigam o exemplo da DeepOcean e adotem tecnologias de energia limpa.

Isso não apenas tornará as operações mais eficientes, mas também ajudará a preservar nosso valioso ecossistema marinho. Assim, o projeto de descomissionamento conduzido pela DeepOcean no Reino Unido, com o uso de um navio de bateria híbrida, destaca a capacidade da empresa de enfrentar desafios submarinos complexos de forma eficiente e sustentável.

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