Home NOTÍCIAS Coreia do Sul importa mais petróleo dos EUA em julho, com embarques do Irã em espera

Coreia do Sul importa mais petróleo dos EUA em julho, com embarques do Irã em espera

by Marcelo Santos
A Coreia do Sul suspendeu a importação de petróleo bruto iraniano a partir de maio, depois que o governo dos EUA anunciou o fim de todas as isenções em tais embarques.

As importações de petróleo da Coreia do Sul dos Estados Unidos e dos Emirados Árabes Unidos saltaram em julho, com os embarques iranianos permanecendo em zero pelo terceiro mês devido às sanções dos EUA, mostraram dados da alfândega na quinta-feira.

A Coréia do Sul, normalmente um dos maiores clientes asiáticos de petróleo de Teerã, suspendeu a importação de petróleo iraniano a partir de maio, depois que o governo dos EUA anunciou o fim de todas as dispensas de tais remessas.

Em julho do ano passado, antes das sanções impostas, a Coréia do Sul importou 788.651 toneladas de petróleo cru do Irã, ou 185.715 barris por dia (bpd), de acordo com os dados alfandegários.

Os compradores de petróleo sul-coreanos anteriormente tendiam a importar condensado, ou uma forma ultraleve de petróleo bruto, do Irã.

Nos primeiros sete meses deste ano, a entrada do petróleo iraniano na Coréia do Sul caiu 44,1%, para 3,87 milhões de toneladas, ou 133.321 bpd, contra 6,92 milhões de toneladas no mesmo período do ano anterior, mostraram os dados.

Na ausência de importações de petróleo iraniano, as importações da Coreia do Sul dos Estados Unidos quase triplicaram para 1,91 milhão de toneladas em julho, ou 463.922 bpd, em relação ao ano anterior. Em julho, os Estados Unidos foram o segundo maior fornecedor de petróleo bruto da Coréia do Sul, superando o Kuwait.

A Coréia do Sul importou um recorde de 60,23 milhões de barris, ou 332,751 bpd de petróleo no primeiro semestre, e sua demanda por petróleo dos EUA deve permanecer firme no segundo semestre, devido às sanções do Irã e à crescente produção de petróleo dos EUA. para dados e analistas.

No geral, as importações de julho da Coréia do Sul caíram 10,5%, para 11,53 milhões de toneladas, ou 2,72 milhões de bpd, em relação ao ano anterior, de acordo com os dados.

As importações de petróleo bruto da Arábia Saudita, principal fornecedor de petróleo da Coreia do Sul, foram de 3,34 milhões de toneladas em julho, ou 787,495 bpd, um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.

No mês passado, a Coréia do Sul também aumentou suas importações dos Emirados Árabes Unidos. Suas importações de petróleo bruto dos Emirados Árabes Unidos aumentaram 34,8% em relação ao ano anterior, para 1,13 milhão de toneladas em julho, ou 265.470 bpd.

Para o período de janeiro a julho deste ano, as importações de petróleo do país diminuíram 3,2% em relação ao ano anterior, para cerca de 84,2 milhões de toneladas, ou cerca de 3,4 milhões de barris diários, mostraram os dados alfandegários.

Os dados finais das importações de julho do país serão divulgados pela estatal Korea National Oil Corp (KNOC) no final deste mês.

Veja também