DESTAQUE

Construção civil: commodity da madeira cai 6%, ferro 39%, bobina de aço 48%, mas preços continuam aumentando no Brasil por causa da inflação

O Índice Nacional de Custo da Construção-M (INCC-M), atualmente medido pela Fundação Getúlio Vargas, mostrou que a inflação da construção civil teve alta de 2,8% em apenas um mês: este valor é ainda mais alto que os índices registrados pelo IBGE.  Esses valores são superiores aos de maio, que estavam por volta de 1,49% e julho de 2021, quando chegou a 2,3%. Em maio, o valor da mão de obra também contou com nova alta,  chegando a 5%.

O histórico de inflação no setor de construção civil mostra que a área  vem sendo duramente prejudicada e que os impactos tendem a cair sobre os consumidores que têm interesse em fazer a compra da casa própria: será que ela ainda vale a pena? 

O acumulado de alta  da construção civil dos últimos doze meses chega a  16,88%. E a tendência é que este valor não diminua mais: os índices tendem a permanecer estável ou terão novos picos dentro de alguns anos por causa da maior procura, os jovens também têm interesse em fazer a aquisição da casa própria. 

O metro quadrado da construção no Brasil está por volta de R$ 1600 e pode ultrapassar a barreira de R $2500 em algumas cidades, como em Balneário Camboriú.  

Tubulações e outras áreas que estão sendo prejudicadas na construção civil. Apesar da queda dos preços internacionais e commodities, no Brasil, os materiais de construção continuam cobrando valores elevados sem baixas por causa da inflação.

O valor do barril brent está sofrendo altas constantes de 50% em seu acumulado dos últimos doze meses. Tendo isso em vista, o setor de tubulações,  caça vazamento e desentupidora estão sendo prejudicadas pelo aumento repetindo de preços, afirma a empresa Martec. De acordo com a instituição, a inflação tende a impactar  os serviços  de mão de obra e manutenção juntamente aos preços cobrados pelos materiais. 

Não é somente as tubulações das casas que sofrem com aumento por causa da variação do petróleo, que vem tendo novas altas depois que estourou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. O ferro chegou a dobrar de preços desde a pandemia, e este metal é crucial para a construção de moradias desde pequeno a grande porte. Outros metais como aço também dobraram de preço, apesar de estarem sendo negociados, agora, com queda de 48%. 

Nesta sexta-feira, 01 de julho, os contratos de madeira serrada são contabilizados em alta de ao menos 5,38%. Apesar de também terem aumento expressivo, os preços estão se estabilizando com queda de  6% em um ano. 

Apesar da queda internacional de algumas commodities no último ano, os preços continuam altos no Brasil. A madeira cai internacionalmente 6%, ferro 39%, bobina de aço 48%. Apesar disso,  a inflação vem aumentando os preços do setor no Brasil com a desvalorização do real perante o dólar.  O dólar é uma das principais moedas para determinar os preços de commodities no Brasil. 

Daiane

Jornalista e redatora SEO com vasta experiência em diferentes empresas: Receitinhas, Yooper, Marfin, Petrosolgas, Diário Prime, Superprof, Tec Mobile, Hora de Codar e muito mais!

Postagens Recentes

Japão inova com primeiro navio de transporte de energia elétrica do mundo

A PowerX, uma startup inovadora com sede em Tóquio, acaba de lançar um conceito revolucionário…

35 minutos ago

Luxemburgo oferece mais de 3.100 empregos com salários de até € 5.000 euros. As oportunidades não exigem faculdade

Luxemburgo, conhecido por sua alta qualidade de vida e posição entre os países mais ricos…

43 minutos ago

Fábrica inovadora visa combater crise climática ao transformar carbono dos oceanos

Na zona oeste de Singapura, um projeto inovador está em andamento, prometendo revolucionar a batalha…

52 minutos ago

Desconto na conta de luz: O segredo da energia solar por assinatura

A energia solar é uma alternativa sustentável e econômica para muitos consumidores. Em Mato Grosso…

55 minutos ago

Stellantis revela investimento bilionário e lançamentos para o Brasil: Planos ambiciosos para os próximos cinco anos

No contexto do mercado automotivo brasileiro, a Stellantis, conglomerado que abrange marcas como Fiat, Citroën,…

1 hora ago

Ultragaz oferece vagas de emprego para profissionais de todo o Brasil, confira

A Ultragaz, empresa líder no mercado de distribuição de GLP, está com vagas abertas em…

1 hora ago