Home ENERGIA Companhia Schlumberger investe em sustentabilidade e instala nova usina de energia solar em Macaé

Companhia Schlumberger investe em sustentabilidade e instala nova usina de energia solar em Macaé

A base do centro integrado de operações da companhia Schlumberger na região de Macaé acaba de receber a instalação de uma nova usina de energia solar, contribuindo assim para a redução dos impactos ambientais e da emissão de carbono.

by Redação Petrosolgas
A base do centro integrado de operações da companhia Schlumberger na região de Macaé acaba de receber a instalação de uma nova usina de energia solar, contribuindo assim para a redução dos impactos ambientais e da emissão de carbono.

A companhia francesa Schlumberger continua investindo na busca pela sustentabilidade e pela transição energética no mercado global e acaba de instalar uma nova usina de energia solar na região de Macaé. A estrutura está localizada no Centro Integrado de Operações (CIO) de sua base na região e será responsável por promover a redução anual de 70.790 kg de CO2 da atmosfera, garantindo assim um compromisso ambiental ainda maior nos próximos anos. 

Centro integrado de operações da Schlumberger em Macaé ganha nova usina de energia para contribuir com a sustentabilidade e redução dos impactos ambientais

O Centro Integrado de Operações (CIO) da base da companhia francesa Schlumberger, localizado em Macaé, acaba de ficar ainda maior e mais relevante no cenário da sustentabilidade energética no país, visto que a empresa instalou uma nova usina de energia solar na região.

A estrutura possui um total de 1026 placas fotovoltaicas de 395 Wp, distribuídas em uma área de 1.972 m² no telhado da unidade, e será essencial para a redução dos impactos ambientais no país. 

O principal foco da empresa com a sua nova instalação de produção de energia solar na região de Macaé é a contribuição com a sustentabilidade no mercado nacional, uma vez que empresa vai promover a redução anual de 70.790 kg de CO2 da atmosfera, equivalente ao plantio de 2.832 árvores, com a sua nova usina.

Dessa forma, a Schlumberger dá mais um passo em busca de um futuro mais limpo no abastecimento energético do país e na adoção de práticas ESG em suas operações. 

A nova usina de energia solar da Schlumberger possui uma posição geográfica privilegiada e favorável ao seu alto potencial de geração do recurso.

De acordo com a empresa, a usina Schlumberger Macaé deve gerar aproximadamente 530.000 kWh anuais e a potência total do sistema é de 405,27 kWp, que corresponde a 10% do consumo médio da unidade.

Esse é um número significativo para o mercado de produção energética no país e contribuirá também para o crescimento da francesa no ramo nacional. 

Schlumberger continua investindo na sustentabilidade no mercado nacional com a instalação da nova usina de energia solar

Além de anunciar as especificações do sistema de produção de energia solar no CIO de Macaé, a Schlumberger afirmou que a estrutura seguirá o modelo de autoprodução de energia elétrica, voltada para consumidores de grande porte que estão no ambiente de contratação livre e possuem uma ou mais usinas que geram energia própria. Dessa forma, haverá mais eficiência, segurança e qualidade no abastecimento energético, que será realizado a partir de uma fonte totalmente limpa. 

O projeto da Schlumberger foi desenvolvido pela companhia Grugeen Consultoria, e a francesa decidiu optar, em um primeiro momento da estrutura, por uma geração menor, através do sistema GRID Zero, ou seja, sem injeção de energia na rede da concessionária, facilitando a instalação e a gestão.

A companhia Schlumberger continua investindo na sustentabilidade no ramo nacional e possui ações como os postos para carregamento de bicicletas elétricas e a troca de 100% da iluminação por lâmpadas de LED, que garantem ainda mais compromisso ambiental. 

Agora, com a nova usina de produção de energia solar no CIO de Macaé, a empresa conseguirá expandir ainda mais a sua presença no mercado nacional das renováveis ao longo dos próximos anos.

Veja também