Home INDÚSTRIA Com a autorização para extrair níquel em Araguaia, a Horizonte Minerals irá gerar 500 vagas de emprego permanentes

Com a autorização para extrair níquel em Araguaia, a Horizonte Minerals irá gerar 500 vagas de emprego permanentes

Durante a operação do Projeto Araguaia Níquel, a previsão é que a Horizonte Minerals abra 500 novas vagas de emprego permanentes.

by Redação Petrosolgas
Durante a operação do Projeto Araguaia Níquel, a previsão é que a Horizonte Minerals abra 500 novas vagas de emprego permanentes.

Renomada companhia de níquel com operações no Pará, a Horizonte Minerals acaba de obter a Autorização de Comissionamento da Atividade de Extração Mineral para o Projeto Araguaia Níquel. Essa conquista, concedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (SEMAS), permite que a empresa dê início à extração de minério, visando a formação de estoques antes da fase de comissionamento. Essa notícia não só fortalece a posição da Horizonte Minerals no setor de níquel, como também traz benefícios significativos para a economia local, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento da região.

Otimizando a consistência e preparando a planta para o comissionamento

A autorização concedida à Horizonte Minerals permite que a empresa execute atividades essenciais, como lavrar, armazenar e classificar o minério. Essa permissão é de extrema importância, por otimizar a consistência do minério que será utilizado para alimentar a planta, mitigando riscos durante o processo de comissionamento.

Nos próximos seis meses, serão formados estoques suficientes para suprir a demanda da planta nos seis meses subsequentes. Isso garante uma operação eficiente e estável, permitindo que a Horizonte Minerals alcance altos níveis de produtividade e qualidade em suas operações.

A Cava do Pequizeiro, situada a apenas 750 metros da planta de processamento, desempenhará um papel fundamental no fornecimento de minério para o Projeto Araguaia. Essa cava será a principal fonte de minério nos 2 primeiros anos de vida da mina e contribuirá com mais de 50% da produção na primeira década. Essa proximidade estratégica entre a cava e a planta de processamento permite uma logística eficiente, reduzindo custos operacionais e aumentando a competitividade da empresa no mercado global de níquel.

De acordo com o Jeremy Martin, CEO da Horizonte Minerals, é um “prazer de anunciar a autorização para iniciar as atividades de mineração no Projeto Araguaia, outro marco importante para a Horizonte Minerals, que vai permitir que o minério seja extraído e estocado com o objetivo de mitigar um risco importante do comissionamento como parte de nossa estratégia mina-usina (mine-to-mill) antes do início da operação no próximo ano. A equipe da Horizonte continua trabalhando em estreita colaboração com a SEMAS e outras partes interessadas locais, para gerar valor sustentável de longo prazo para todos os envolvidos neste novo projeto de níquel Classe 1”.

Projeto Araguaia Níquel da Horizonte Minerals: Eficiência, sustentabilidade e geração de muitas vagas de emprego para a população

O Projeto Araguaia Níquel adotará uma abordagem sustentável em suas atividades de lavra e processo produtivo. A extração do minério será realizada por meio de uma mina ao ar livre, utilizando técnicas de escavação mecânica em cavas pouco profundas, com no máximo 30 metros. Durante a lavra, haverá o armazenamento do solo superficial (topsoil) e a reabilitação sequencial das áreas lavradas, garantindo a recuperação adequada do ambiente impactado.

Quanto ao processo produtivo, o Projeto Araguaia Níquel empregará a tecnologia RKEF (Rotary Kiln — Electric Furnace), um sistema já consolidado em diversas plantas industriais ao redor do mundo. Essa tecnologia permite o processamento eficiente do minério de níquel, assegurando altos níveis de qualidade e produtividade.

Além de suas conquistas no campo da mineração de níquel, a Horizonte Minerals é uma grande impulsionadora do desenvolvimento econômico e social. De acordo com os dados divulgados, até o mês de maio de 2023, o Projeto Araguaia Níquel emprega cerca de 3 mil colaboradores sendo eles terceirizados e da própria empresa.

Durante a operação, está prevista a criação de 500 vagas de emprego permanentes, os quais contribuirão para a geração de oportunidades ao longo dos 30 anos de vida útil da mina. Essa iniciativa da Horizonte Minerals representa um impacto significativo na região, promovendo o crescimento socioeconômico, aumentando a renda familiar e proporcionando oportunidades de crescimento profissional para a comunidade local.

Veja também