ENERGIA

China prepara-se para conquistar o maior mercado de armazenamento de energia da Ásia-Pacífico até 2024

A Wood Mackenzie Power & Renewables espera que a China se torne o maior mercado de armazenamento de energia na região Ásia-Pacífico até 2024, com a capacidade acumulada de armazenamento de 489 megawatts (MWh) / 843 megawatt-hora (MWh) em 2017 para um mamute 12,5 gigawatts (GW) / 32,1 gigawatts-hora (GWh) em 2024.

Uma recente análise publicada por Wood Mackenzie aponta para incentivos políticos como os principais impulsionadores do “rápido crescimento em implantações de armazenamento em 2018”, que já está ajudando a China a se posicionar no segundo maior mercado da Ásia-Pacífico (APAC) atrás da Coréia do Sul em termos de implantação anual. Especificamente, de acordo com os números da Wood Mackenzie, o mercado de armazenamento de energia da China implantou 580 MW / 1,14 GWh em 2018, aumentando seu tamanho acumulado para 1,07 GW / 1,98 GWh. As implantações foram lideradas pelo armazenamento de front-of-the-meter (FTM), que cresceu cinco vezes em termos de capacidade de energia instalada em comparação com o ano anterior.

A estatal de serviços estatais Grid Corporation of China liderou o ano passado, implantando 452 MWh de projetos-piloto conectados à rede, representando 83% do crescimento do mercado de FTM em 2018.

“Com base na economia atual do projeto e sem apoio de políticas, as concessionárias têm um incentivo limitado para aumentar o investimento em armazenamento FTM como parte da infraestrutura da rede”, disse o Dr. Le Xu, analista sênior da Wood Mackenzie.

No entanto, Wood Mackenzie espera que isso mude a partir de 2020, depois que a Administração Nacional de Energia da China anunciou que o mercado de serviços auxiliares estará passando de um mecanismo básico de compensação para um mercado integrado com preços spot de energia até 2020. Combine isso com a maturação inerente de energia. A Wood Mackenzie espera que o mercado de armazenamento de energia da China tenha um crescimento “exponencial” até 2024.

“Embora o mercado de armazenamento de energia da China ainda esteja engatinhando, podemos esperar um forte crescimento contínuo impulsionado pela redução de custos de bateria, incentivos políticos e reforma do mercado de energia”, acrescentou Xu. “Até 2024, o investimento global acumulado no setor de armazenamento de energia poderá crescer para US $ 71 bilhões. A China será responsável por cerca de 14% ou pouco mais de US $ 10 bilhões ”.

De acordo com dados da Wood Mackenzie, 60% dos projetos de armazenamento chineses implantados para participar de serviços auxiliares em 2018 foram implantados como projetos independentes, enquanto 14% foram implantados em conjunto com usinas a carvão e 19% foram projetos de renováveis ​​+ armazenamento. Este último foi impulsionado pelas concessionárias, que implantaram 105 MWh de armazenamento – emparelhados com projetos de energia solar ou projetos híbridos de energia solar e eólica.

Roberto Vieira

Roberto possui grande experiência no setor petrolífero, atuante em grandes empresas como, Petrobras, Shell e Exxon Mobil, viu de perto o que se passa no dia a dia de uma grande empresa e sempre está atento a tudo que acontece nesse setor. Contato: robertovieira@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Preço do diesel atinge novos patamares em maio, aponta análise da Edenred Ticket Log

A mais recente análise do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL), levantamento que consolida…

4 horas ago

Consórcio Magalu muda política de comissão para parceiros de vendas e abre 300 vagas

Consórcio Magalu, empresa de consórcios do Magazine Luiza, está com oportunidades de parcerias comerciais exclusivas…

5 horas ago

Brasil domina comércio com China na América Latina ultrapassando US$ 480 bilhões

O intercâmbio comercial entre a China e os países latino-americanos atingiu um marco histórico em…

5 horas ago

Fishing Raptor anuncia a chegada do novo “super sport”, um dos barcos mais velozes já fabricados no Brasil

O novo modelo Fishing 41 Super Sport será lançado no 2º semestre deste ano com…

1 dia ago

Casa dos Ventos anuncia investimento em complexo de energia solar com 1.268 hectares, potência total de 600 MW e geração de 700 vagas de emprego

A empresa do setor de energias renováveis, Casa dos Ventos, está ampliando sua atuação no…

1 dia ago