Home NOTÍCIAS CEO da Nvidia aponta projeções para o futuro do mercado de trabalho e destaca a IA como facilitadora das tarefas

CEO da Nvidia aponta projeções para o futuro do mercado de trabalho e destaca a IA como facilitadora das tarefas

Huang argumenta que a missão da Nvidia é criar tecnologia que torne a programação desnecessária, sendo a IA a chave para simplificar a tarefa.

by Andriely Medeiros
Huang argumenta que a missão da Nvidia é criar tecnologia que torne a programação desnecessária, sendo a IA a chave para simplificar a tarefa

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, comentou sobre o futuro do mercado do trabalho com as novas tecnologias e afirmou que o emprego do futuro não será a programação. Em um evento recente, ele destacou que a missão da empresa é criar tecnologia que torne a programação desnecessária, com a Inteligência Artificial (IA) servindo como facilitadora das tarefas. Huang prevê que a IA simplificará o processo de programação, tornando ele acessível a todos. Além disso, ele destacou a importância da intersecção entre ciência e inovação, indicando que o futuro das carreiras na área de tecnologia estará na integração da computação com campos como a biologia. 

Futuro do mercado de trabalho estará cada vez mais ligado à tecnologia

Com as rápidas mudanças nas tendências do mercado de trabalho global, as perspectivas sobre as profissões do futuro estão passando por transformações diariamente. 

No entanto, diferente do discurso comum que enfatiza a importância da programação para as próximas décadas, Jensen Huang, CEO da gigante de tecnologia Nvidia, revelou uma opinião polêmica nesses últimos dias, ao afirmar que a profissão do futuro não será a programação.

“Nos últimos 10 ou 15 anos, quase todos os convidados que sentaram neste palco disseram que aprender ciências da computação era vital, que todo mundo deveria aprender a programar. E a verdade é praticamente o oposto. O nosso trabalho é criar a tecnologia que torne possível que ninguém mais precise programar”, revela Huang.

Nos últimos anos, a tecnologia vem assumindo papel essencial em diversos setores, impulsionando o crescimento do mercado de Tecnologia da Informação (TI). De acordo com dados da Advance Consulting, o setor de TI no Brasil cresceu 22,9% em 2022 em comparação com o ano anterior, principalmente devido aos altos salários no segmento. 

A própria Nvidia ganhou destaque no mercado com a produção de placas de vídeo e componentes para o desenvolvimento de ferramentas de Inteligência Artificial (IA). Com um aumento de mais de 200% em valor de mercado nos últimos 12 meses, a empresa agora ocupa a posição de terceira mais valiosa na Bolsa americana, superando outras como Amazon e Google.

CEO da Nvidia não acredita que a programação será a profissão do futuro

Apesar desses números expressivos no mercado de TI, o CEO Jensen Huang projeta que a programação pode não ser tão essencial nos próximos anos. Durante a Cúpula Mundial da Governos, ele argumentou que a missão da Nvidia é criar tecnologia que torne a programação desnecessária, sendo a IA a chave para simplificar essa tarefa. A perspectiva de Huang é que a IA servirá como uma intermediária entre especialistas de diversas áreas e as linguagens de programação, tornando o ato de programar mais simples e acessível.

Ele destaca que, com essa evolução, “todo mundo pode ser um programador”, marcando uma revolução no mercado de trabalho. O CEO da Nvidia também sugere que a intersecção entre ciência e inovação será essencial nas carreiras da área de tecnologia.

“Se eu fosse começar de novo [no mercado de trabalho], eu perceberia que um dos campos mais complexos e impactantes da ciência é a biologia, e a tecnologia que vai transformar as ciências biológicas em ‘engenharia biológica’ está a caminho. A ‘biologia digital’ vai ser um campo dentro da engenharia, não só das ciências. Eu espero que isso dê início a uma geração de pessoas que gostam de trabalhar com proteínas, compostos químicos, enzimas, e materiais, e que são capazes de fabricar essas coisas incríveis, que são mais eficientes, mais leves, fortes e sustentáveis.” – Jensen Huang

Ele enfatiza a importância da biologia e prevê que a tecnologia de IA permitirá que profissionais utilizem a computação para trazer mais eficiência às suas áreas.

Veja também