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Carros elétricos: Volkswagen registra queda de 50% nas encomendas

Em meio a queda nas encomendas de carros elétricos, a Volkswagen busca maneiras de reajustar sua estratégia para enfrentar esses desafios.

by Andriely Medeiros
Em meio a queda nas encomendas de carros elétricos, a Volkswagen busca maneiras de reajustar sua estratégia para enfrentar esses desafios.

A Volkswagen enfrenta um declínio acentuado de 50% nas encomendas de carros elétricos na Europa, conforme revelado em seu relatório financeiro dos primeiros nove meses de 2023. Apesar dos desafios, a empresa mantém uma estratégia de preços voltada para a lucratividade, enquanto se esforça para atingir sua ambiciosa meta de conquistar uma participação de 8 a 10% no mercado de carros elétricos até 2023. Nos Estados Unidos, o veículo elétrico Volkswagen ID.4 apresenta um cenário promissor, mas desafios na China exigem a introdução de novos modelos para recuperar a participação de mercado.

Volkswagen enfrenta desafios no mercado da Europa

O Grupo Volkswagen, que há muito tempo tem sido uma figura proeminente na indústria automobilística, agora se depara com um cenário desafiador à medida que o mercado de carros elétricos se expande. No entanto, sua jornada na eletrificação automotiva não tem sido tão suave quanto o esperado, com encomendas e vendas abaixo das expectativas. De acordo com o relatório financeiro dos primeiros nove meses de 2023, o Grupo Volkswagen revelou que seu banco de pedidos na parte ocidental da Europa inclui 1,4 milhão de veículos, sendo cerca de 150 mil deles totalmente elétricos.

Isso representa uma queda acentuada de 50% em comparação com o ano anterior, quando a empresa tinha cerca de 300 mil pedidos de carros totalmente elétricos em mãos. Apesar dessa grande retração, Arno Antlitz, CFO e COO do Grupo Volkswagen, observou um aumento gradual nas encomendas no terceiro trimestre em comparação com o primeiro semestre do ano, indicando que a empresa mantém a esperança de uma recuperação.

Além disso, o Grupo Volkswagen estabeleceu uma meta ambiciosa de atingir uma participação de 8 a 10% no mercado de carros elétricos até 2023. Com 9,0% de participação no terceiro trimestre, a empresa parece estar progredindo gradualmente em direção a essa meta. Na Europa Ocidental, a meta não parece inatingível, uma vez que mais de um em cada 10 pedidos de veículos novos na região é totalmente elétrico.

Já nos Estados Unidos, o veículo elétrico Volkswagen ID.4 conquistou uma participação significativa no volume total da marca durante os primeiros nove meses do ano, atingindo quase 12%. Isso sinaliza um mercado promissor para a montadora alemã no cenário norte-americano.

Desafios surgem no mercado de carros elétricos pelo mundo

Apesar das participações significativas em alguns mercados, desafios significativos surgem na China, onde a Volkswagen está perdendo participação de mercado. Arno Antlitz, COO do Grupo Volkswagen, espera que essa tendência continue nos próximos um ou dois anos, até que os novos modelos desenvolvidos em parceria com a XPeng cheguem ao mercado chinês com vendas positivas. 

Em meio a essa queda nas encomendas na Europa, a Volkswagen está buscando maneiras de reajustar sua estratégia para enfrentar os desafios do mercado de carros elétricos. Isso, pois a forte queda de 50% nas encomendas de carros elétricos na Europa é um sinal de alerta para a Volkswagen. A empresa se questiona atualmente sobre quais fatores estão contribuindo para essa desaceleração e como a ela pretende enfrentar essa situação desafiadora.

Uma das abordagens que a Volkswagen está adotando é manter sua estratégia de preços para priorizar margens e lucratividade. Isso pode significar que a empresa está disposta a sacrificar volumes de vendas em prol da rentabilidade. A observação de um aumento lento nas encomendas no terceiro trimestre em comparação com o primeiro semestre do ano é um sinal positivo. Isso sugere que a empresa está fazendo esforços para se recuperar e reverter a tendência de queda. Agora, a montadora alemã está determinada a se manter competitiva e prosperar na era dos carros elétricos.

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