Home ENERGIA Bureau Veritas anuncia serviço para empresas que facilita o licenciamento ambiental de projetos de parques eólicos offshore no Brasil

Bureau Veritas anuncia serviço para empresas que facilita o licenciamento ambiental de projetos de parques eólicos offshore no Brasil

Com o crescimento do setor offshore no Brasil, a Bureau Veritas visa garantir mais facilidade nos processos licitatórios e anunciou agora um serviço para o licenciamento ambiental de parques eólicos no ramo, o Balcão Único.

by Redação Petrosolgas
Com o crescimento do setor offshore no Brasil, a Bureau Veritas visa garantir mais facilidade nos processos licitatórios e anunciou agora um serviço para o licenciamento ambiental de parques eólicos no ramo, o Balcão Único.

A organização internacional de certificações Bureau Veritas anunciou um novo serviço de agilização de processos licitatórios nessa última quinta-feira, (18/08), o Balcão Único. Esse é um serviço que garante mais facilidade na aprovação do licenciamento ambiental de projetos de construção de parques eólicos offshore no Brasil e permite que mais empresas se voltem para o segmento. O ramo offshore vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e a organização visa agora torná-lo ainda mais eficiente no país.

Crescimento dos projetos de parques eólicos offshore no Brasil levou Bureau Veritas a criar serviço voltado para o licenciamento ambiental dos empreendimentos

Visando tornar o setor offshore de produção energética no Brasil ainda mais atrativo para empresas de todo o mundo, a organização internacional Bureau Veritas anunciou o lançamento do serviço Balcão Único. Trata-se de um serviço de facilitação da aprovação do licenciamento ambiental necessário para a construção de parques eólicos no país.

Dessa forma, o processo licitatório para os empreendimentos se tornará mais rápido e prático para as companhias do setor energético. Além disso, a organização está oferecendo ainda todo o suporte para as empresas interessadas em atuar no setor, visando tornar esse processo ainda mais atrativo para as companhias.

O ramo offshore no Brasil vem se tornando cada vez mais a aposta de grandes players do mercado mundial e o número de projetos de parques eólicos cresceu 200% somente no último ano.

Em contrapartida, o processo de licenciamento ambiental, que antes era realizado por somente um órgão, foi regulamentado por 11 departamentos e entidades regulatórias, um cenário que torna todo o processo de licenciamento mais complexo e demorado.

Assim, Márcio Pereira, diretor de Marítima e Offshore da empresa, comentou que a Bureau Veritas nasceu há mais de 200 anos no setor marítimo e vem desenvolvendo novas soluções para garantir o desenvolvimento de novos empreendimentos no ramo.

“O Brasil tem enorme potencial de produção de Energia Eólica e os parques offshore trazem grandes vantagens, como aproveitamento de ventos regulares e maior fator de capacidade”, comentou o executivo em relação ao alto potencial de desenvolvimento dos projetos de parques eólicos offshore no Brasil durante os próximos anos. 

Conheça mais sobre o Balcão Único, serviço de agilização dos processos para o licenciamento ambiental de parques eólicos no mar, criado pela Bureau Veritas

O serviço Balcão Único do Bureau Veritas reúne, de forma simples e objetiva, as demandas exigidas, desde o início do ano, quanto aos processos de licenciamento ambiental para o desenvolvimento de parques eólicos offshore no território nacional.

O processo é bastante demorado e as empresas interessadas precisam obter a Declaração de Interferência Prévia (DIP) em 11 órgãos e entidades regulatórias. Dessa forma, é necessário cumprir os requisitos e exigências de cada um dos órgãos, tornando o processo ainda mais complexo. 

Visando tornar ainda mais prático o processo, o Balcão Único do Bureau Veritas inclui análise de documentação, revisão e recomendações para maior robustez dos projetos e acompanhamento do processo para uma pronta resposta aos respectivos Termos de Referência (TR).

O serviço então oferece às empresas as principais exigências dos órgãos para que as empresas possam agilizar o processo. 

Com um litoral de aproximadamente 7.300 quilômetros, uma superfície oceânica equivalente a meio Brasil, além dos fortes ventos na região costeira, o Brasil se tornou alvo de interesse de diversos grandes players do mercado internacional de energia renovável. Agora, bastam os incentivos necessários para que o país se torne ainda mais competitivo no mercado internacional.

Veja também