Home ENERGIA Brasileiros com placas solares fotovoltaicas em residências tem redução na conta de energia

Brasileiros com placas solares fotovoltaicas em residências tem redução na conta de energia

by Luis Santana
painel solar em residência

O uso da energia solar fotovoltaica pelas famílias brasileiras tornou-se uma opção importante para reduzir custos em períodos de isolamento social e queda da atividade econômica.

Um exemplo disso é o microempresário Celio Gurgel, de Fortaleza, Ceará, que instala um pequeno sistema fotovoltaico em seu telhado há seis meses. Ao mesmo tempo, uma média de 70% da conta mensal de energia elétrica foi economizada.

“Estou muito feliz por ter adquirido energia solar por dois motivos. O primeiro é financeiro, porque com a ajuda de um sistema fotovoltaico eu posso reduzir o custo da conta e usar essa economia em outras despesas. O segundo é a questão da sustentabilidade, porque a luz solar é natural, ecológica e praticamente inesgotável ”, comenta Gurgel.

“O tempo de execução é estimado em quatro anos, considerando que a vida útil do sistema é de pelo menos 25 anos”, acrescenta Jonas Becker, coordenador estadual da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) no Ceará e diretor executivo da ECO Soluções em Energia. Responsável pelo projeto na residência de Gurgel.

E essa tendência só tende a crescer. Em estudo sobre painéis solares realizado pela FAPESP, células solares de perovskitas já alcançam uma eficiência de 25% na conversão de energia luminosa em elétrica, ou seja, todo esse processo pode ser ainda mais barato, permitindo a expansão dos painéis solares por lares brasileiros.

Um grande sistema fotovoltaico pode reduzir os custos de energia dos consumidores em até 95%. Isso libera os orçamentos da família e permite que você aloque recursos para outras necessidades importantes, como alimentação, saúde e educação.

De acordo com o quadro da Absolar, desde 2012, o investimento privado acumulado em sistemas fotovoltaicos em residências ultrapassa US $ 4,2 bilhões no país. As residências brasileiras representam 72,6% de todos os sistemas fotovoltaicos de geração solar distribuídos em mais de 210.000 conexões distribuídas em mais de 81% dos municípios no Brasil.

“No Brasil, existem mais de 70 linhas de crédito para quem deseja comprar energia solar, com taxas de juros a partir de 0,75% ao mês, o que possibilita a instalação. Muitas vezes, as economias em contas de energia trazidas pela bateria solar já pagam o financiamento e ainda liberam recursos para as famílias ”, disse Ronaldo Koloshuk, presidente do conselho de administração da Absolar.

Para Rodrigo Sauaya, CEO da Absolar, os consumidores residenciais desempenham um papel importante na adoção e no uso da energia solar fotovoltaica, pois pagam os preços mais altos do país pela eletricidade que consomem.

“Assim, a tecnologia se tornou um aliado importante neste momento crítico da economia brasileira e global”, comenta. “A tecnologia traz economia direta ao bolso dos brasileiros, libera o orçamento de empresas e governos, os protege dos aumentos anuais de tarifas e ajuda o meio ambiente e a sustentabilidade”, acrescenta.

Veja também