Home INDÚSTRIA Bosch anuncia investimento em motores de combustão interna a hidrogênio para competir com motores elétricos

Bosch anuncia investimento em motores de combustão interna a hidrogênio para competir com motores elétricos

Motor de combustão interna da Bosch irá competir com os mais tecnológicos motores elétricos que o mercado automotivo possui.

by Marcelo Santos
Bosch anuncia investimento em motores de combustão interna a hidrogênio para competir com motores elétricos

Está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, a feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) 2024, onde a Bosch aproveitou para fazer a divulgação das suas novas tecnologias que estão em desenvolvimento. Segundo a Bosch, sua equipe está usando como base o hidrogênio para desenvolver um motor de combustão interna que irá competir com os mais tecnológicos motores elétricos que o mercado automotivo possui. A empresa aproveitou para fazer uma exposição de um motor H2 para veículos mais pesados e informou aos presentes na feira de tecnologia CES 2024 que o motor de combustão interna a hidrogênio chegará ainda este ano, para ser usado em caminhões.

Novo motor de combustão interna a hidrogênio irá competir com motores elétricos

Durante sua fala na feira de tecnologia à equipe de imprensa que estava no local, a Bosch colocou o hidrogênio como destaque, relatando que ele é uma peça-chave importante e que vai muito além da eletrificação. Justamente por isso a Bosch está investindo cada vez mais em tecnologias ao longo da cadeia de valor H2, isso já há um certo tempo. A Bosch acredita que o hidrogênio terá um desempenho fundamental nas necessidades energéticas ao redor do mundo.

Na fábrica da Bosch em Stuttgart-Feuerbach, na Alemanha, também há o foco na pilha a combustível móvel, inserida recentemente em sua linha de produção em série, poderá se tornar um importante sistema de propulsão para veículos leves ou mais pesados. A Bosch informou ainda que sua fábrica está recebendo as primeiras encomendas de grandes fabricantes de caminhões na Europa, Estados Unidos e também da China.

Fábrica da Bosch ‘a todo vapor’ para construir elementos necessários de composição do motor de combustão interna a hidrogênio

A fabricante alemã também relatou que a equipe já se encontra trabalhando no desenvolvimento dos elementos que irão compor um motor de combustão interna, que será capaz de converter o hidrogênio diretamente em energia para o veículo. A Bosch visa destinar este motor aos setores em que ainda não podem usar a eletrificação como uma alternativa, já que ainda há muitos lugares no mundo que ainda não têm acesso ou ainda não quiseram optar pela substituição da combustão a eletricidade, além de pensar, também, em casos como o transporte de mercadorias de longa distância.

Paul Thomas, presidente da Bosch Mobility Americas, disse: “Se entrarmos no segmento dos veículos pesados, não vamos poder fazer apenas com eletrificação. Vamos precisar de uma cadeia cinemática que garanta a mesma flexibilidade de um motor Diesel ou a gasolina”. Pensando no caso acima, a Bosch destacou que o governo dos Estados Unidos está investindo nos centros de hidrogênio, desenvolvendo uma infraestrutura somente para o H2. “Os centros H2 serão importante alicerce para o aproveitamento do hidrogênio como combustível e a Bosch não só apoia a proposta, como também está envolvida”, destacou o diretor da Bosch na América do Norte, Mike Mansuetti.

Mansuetti revelou ainda que o motor de combustão interna a hidrogênio já está no cronograma da fabricante alemã para chegar ao mercado automotivo ainda este ano. Ainda aproveitando os holofotes da feira de tecnologia CES 2024, a Bosch também exibiu também o seu sistema robótico de carregamento para veículos elétricos.

Conheça a Bosch Brasil

Com quase 70 nos de história com o Brasil, o Grupo Bosch emprega atualmente no país cerca de 10.000 colaboradores e registrou, em 2022, um faturamento líquido de 7,8 bilhões de reais com a oferta de produtos e serviços para os setores de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial. As operações do grupo na América Latina empregam cerca de 11.500 colaboradores que contribuíram para gerar um faturamento de 10,3 bilhões de reais, incluindo as exportações e vendas das empresas coligadas.

A empresa emprega cerca de 421.000 colaboradores em todo o mundo. A empresa gerou vendas de 88,2 bilhões de euros em 2022. Suas operações do Grupo são divididas em quatro setores de negócios: Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia de Construção. Como empresa líder em IoT, a Bosch fornece soluções inovadoras para casas inteligentes, Indústria 4.0 e mobilidade conectada.

Veja também