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Banco Chinês quer financiar a compra de ônibus elétricos em São Paulo

A Prefeitura espera comprar entre 1 mil e 1,3 mil ônibus elétricos, que representam cerca de 10% dos 13 mil ônibus que circulam na cidade.

by Andriely Medeiros
A Prefeitura espera comprar entre 1 mil e 1,3 mil ônibus elétricos, que representam cerca de 10% dos 13 mil ônibus que circulam na cidade.

São Paulo pode contar com um novo parceiro para realizar seu plano de eletrificar toda a sua frota de ônibus até 2038: o Banco da China. A instituição financeira chinesa manifestou interesse em disponibilizar US$ 500 milhões para a compra de veículos movidos a energia elétrica na capital paulista. A informação foi revelada pelo secretário municipal da Fazenda, Luis Felipe Arellano, que se reuniu com representantes do banco durante uma viagem à China, onde participou do fórum Brazil China Meeting. A operação de financiamento também envolve a seguradora chinesa SinoSure.

Prefeitura já obteve R$ 5,75 bilhões para eletrificar sua frota

Arellano disse que a conversa foi preliminar, mas que ficou animado com a possibilidade de contar com o apoio do Banco da China. Segundo ele, a Prefeitura de São Paulo precisa de recursos para cobrir a diferença de custo entre os ônibus elétricos e os a diesel, proibidos por lei municipal de serem substituídos na renovação da frota. Hoje, um ônibus elétrico custa cerca de 3,5 vezes mais do que um a diesel, segundo os fabricantes.

Para viabilizar seu projeto de eletrificação, a administração paulistana já obteve financiamentos de outras fontes, que totalizam R$ 5,75 bilhões. Os principais credores são o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Banco Mundial, que juntos liberaram R$ 5 bilhões. A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil também entraram com R$ 500 milhões e R$ 250 milhões, respectivamente.

Com esses recursos, a Prefeitura espera comprar entre 1 mil e 1,3 mil ônibus elétricos a bateria, que representam cerca de 10% dos 13 mil ônibus que circulam na cidade. O financiamento é feito por meio do BNDES Finame Direto, modalidade que exige que os kits de baterias importados sejam montados por empresas nacionais. Quatro fabricantes já se credenciaram no sistema: Mercedes-Benz, Scania, Eletra e Marcopolo. A chinesa BYD, que também fornece ônibus elétricos, foi a responsável por facilitar o contato entre a Secretaria da Fazenda e o Banco da China.

Eletrificação dos ônibus urbanos visa reduzir custos

O secretário Arellano afirmou que o objetivo é colocar 2 mil novos ônibus elétricos nas ruas de São Paulo ainda em 2024. Ele acredita que o investimento inicial será compensado pela economia de manutenção e pelo aumento da vida útil dos veículos, conforme prometem os fabricantes. São Paulo tem um dos maiores sistemas de transporte público por ônibus do mundo, com 1,3 mil linhas e 7,3 milhões de passageiros por dia útil.

Atualmente, apenas 200 ônibus são do tipo trólebus, que usam linhas aéreas para se locomover com eletricidade. A ideia é substituí-los por modelos mais modernos, com baterias recarregáveis, que terão estações de recarga nas garagens das operadoras.

A eletrificação dos ônibus urbanos é uma tendência mundial, que visa reduzir as emissões de carbono e melhorar a qualidade do ar nas cidades. Recentemente, o presidente global da Daimler Buses, Till Oberwörder, declarou que, até 2030, todos os ônibus urbanos vendidos na Europa serão livres de carbono. Ele estimou que, até lá, o preço de um elétrico será igual ao de um a combustão.

De acordo com Oberwörder, “subsídios agora são importantes porque uma cidade precisa do transporte público para trabalhar. As populações das cidades estão crescendo; muita gente se muda para os centros urbanos. Os municípios precisam organizar o sistema de transporte à medida que a demanda cresce”.

Benefícios dos ônibus elétricos em relação aos ônibus à combustão

  • Os ônibus elétricos não geram poluição do ar ou sonora, pois não emitem gases de efeito estufa, nem produzem ruído excessivo;
  • Têm maior vida útil do que os ônibus a diesel, pois o motor elétrico e o equipamento de propulsão duram mais do que a carroceria do veículo;
  • Possuem menor custo de manutenção, por possuírem menos peças e exigem menos revisões anuais;
  • Os ônibus elétricos oferecem mais conforto e segurança aos passageiros, por terem melhor desempenho, aceleração e frenagem, além de serem mais silenciosos e confortáveis.

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