Home NOTÍCIAS Apple anuncia novo adiamento do Apple Car e desafios no lançamento do projeto de carro elétrico para o mercado

Apple anuncia novo adiamento do Apple Car e desafios no lançamento do projeto de carro elétrico para o mercado

O aguardado Apple Car, também conhecido como o Projeto Titan, teve seu lançamento oficial adiado mais uma vez.

by Andriely Medeiros
O aguardado Apple Car, também conhecido como o Projeto Titan, teve seu lançamento oficial adiado mais uma vez.

O lançamento do projeto Apple Car, também conhecido como Projeto Titan, foi adiado mais uma vez, e está previsto agora apenas para 2028. A principal razão desse adiamento, conforme anunciado pelo Bloomberg, são os desafios enfrentados pela Apple em encontrar um parceiro para investir na produção do carro elétrico. Após negociações com Hyundai, Kia e Nissan, a empresa reduziu as expectativas de recursos, limitando as capacidades de condução autônoma do carro. Enquanto isso, a Xiaomi se prepara para lançar no mercado uma alternativa que promete competir com os outros modelos de carros elétricos. 

Projeto do carro elétrico da Apple é adiado mais uma vez no mercado

A gigante de tecnologia Apple está realizando algumas mudanças nas suas estratégias voltadas ao setor de transportes elétricos para os próximos anos. O aguardado Apple Car, também conhecido como o Projeto Titan, teve seu lançamento oficial adiado mais uma vez. Inicialmente, o projeto estava programado para ser lançado no mercado em 2026, mas a Bloomberg anunciou que ele não estará disponível antes de 2028.

O principal motivo para o novo adiamento é a dificuldade da Apple de encontrar um parceiro disposto a investir na produção do carro. A Apple teve negociações sem sucesso com grandes fabricantes, incluindo Hyundai, Kia e Nissan. No entanto, todas as tentativas foram inúteis, pois as empresas não estavam dispostas a atuar com um papel secundário no projeto. Esse impasse na busca por colaboradores impactou diretamente no cronograma de lançamento do projeto do Apple Car.

Outra notícia que pode decepcionar o mercado de transporte é a redução das capacidades de condução autônoma do carro elétrico. Ao contrário de alguns modelos da Tesla que já oferecem direção autônoma em situações controladas, o Apple Car não terá essa funcionalidade.

Isso, pois os custos do projeto foram reduzidos, impactando nos recursos mais limitados para o Apple Car. O modelo agora se limitará a funções presentes no pacote de sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS) nível 2. Isso inclui características como controle de cruzeiro adaptativo e assistência de permanência em faixa. 

Xiaomi prepara lançamento de carro elétrico para breve

Enquanto o lançamento do projeto Apple Car enfrenta desafios, a Xiaomi apresenta sua alternativa no mercado de carros elétricos. A empresa, já conhecida por sua rivalidade com a Apple em tablets e smartphones, revelou o SU7, um sedan totalmente elétrico. O carro elétrico foi desenvolvido em parceria com a BAIC Motor, uma das maiores montadoras chinesas, e incorpora inteligência artificial e análise de dados em tempo real para os sistemas de segurança.

Além disso, a companhia está programando iniciar suas vendas já no 1º trimestre de 2024, oferecendo uma opção mais rápida para os consumidores interessados em carros elétricos. Enquanto isso, a Apple segue buscando alternativas para o projeto do seu carro elétrico.

Conheça um pouco mais sobre a Apple

A Apple Inc. é uma das empresas de tecnologia mais conhecidas e valiosas do mundo. Fundada por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne em 1976, a empresa teve um papel fundamental na revolução da indústria de tecnologia e eletrônicos de consumo.

Desse modo, a Apple é reconhecida não apenas por seus produtos, mas também por seu design inovador, marketing eficaz e ecossistema integrado. Além disso, a empresa tem uma base de fãs leais sendo conhecida por manter um controle rigoroso sobre hardware e software, garantindo uma experiência consistente para os usuários.

A sede da Apple está localizada em Cupertino, Califórnia. É válido ressaltar que a empresa continua a trabalhar em novas tecnologias, como realidade aumentada, inteligência artificial e produtos inovadores que possam moldar o futuro da empresa e da indústria de tecnologia.

Veja também