Categorias ENERGIA

América do Sul lidera crescimento global de investimentos em energia renovável

A América do Sul deve liderar o crescimento global do investimento em energia renovável nos próximos cinco anos, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ashurts, uma firma de advocacia sediada em Londres.

O relatório, intitulado “O poder da mudança: energia de transição”, reuniu as opiniões de mais de 2.000 líderes empresariais de todos os países do G20 – um grupo de ministros de finanças e banqueiros centrais em 19 das maiores economias do mundo – e identificou três fontes principais. uma geração renovável na qual os entrevistados investem ou planejam fazê-lo. O mais preferido é a energia solar, seguida pela energia eólica, hidroelétrica e eólica terrestre.

Respondendo a uma pergunta, por exemplo, sobre a importância de projetos de energia renovável como parte da transição para o consumo de energia, 42% dos entrevistados no Brasil e 44% no México disseram que essa é uma maneira significativa de atingir esse nível de mudança. Com esses indicadores, esses dois estão nos cinco principais países.

Além disso, o estudo constatou que os investidores sul-americanos do G20 já têm investimentos em empreendimentos renováveis. A maioria, 66%, está no Brasil, investindo em energia solar e eólica.

Por que a América do Sul
Segundo Ashurt, a América do Sul se destacou pela presença de radiação solar e recursos eólicos, que oferecem oportunidades nessas duas fontes. Ao mesmo tempo, houve uma aceleração do investimento na busca pela descarbonização da matriz elétrica, como resultado da pressão da sociedade sobre as empresas e governos.

Outros dados
Mais da metade, 52% dos entrevistados disseram que atualmente investem em energia solar, à frente da hidrelétrica, 43%, e do vento terrestre, 42%. Outros 22% disseram que estavam pensando em investir em energia fotovoltaica nos próximos cinco anos. Em outras palavras, isso significa que quase três quartos (74%) das pessoas vêem o papel da energia solar em seus planos de investimento atuais ou futuros.

COVID-19
Segundo o estudo, um conjunto de dados foi obtido antes da crise do Covid-19 e uma forte queda nos preços do petróleo. “No entanto, acreditamos que os fundamentos do mercado e as perspectivas de transição para energia limpa a longo prazo permanecerão praticamente inalteradas”, conclui o relatório.

Luis Santana

Apaixonado pela informação, possui amplo conhecimento do setor offshore. Passou anos embarcado e sabe bem os desafios dessa profissão. Formado em Engenharia Mecânica pela UFRJ e em técnico em mecânica pelo SENAI. Contato: luissantana@petrosolgas.com.br

Postagens Recentes

Peugeot 2008: Tudo sobre o SUV que chega ao Brasil com duas versões exclusivas e tecnologia de ponta

O lançamento do novo Peugeot 2008 é bastante aguardando e pode está cada vez mais…

27 segundos ago

Universidade Federal e MEC lançam curso de Extensão em Educação em Direitos Humanos e Diversidades com mais de 7 mil vagas

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), anuncia…

30 minutos ago

Petrobras: Magda Chambriard recebe a missão de impulsionar investimentos e gerar empregos para os brasileiros

Magda Chambriard, a indicada para a próxima presidência da Petrobras, recebeu a missão crucial de…

56 minutos ago

Primeiro carro elétrico da Xiaomi conquista o mercado com produção inovadora

Desde o seu lançamento, o primeiro carro elétrico da Xiaomi, o SU7, tem gerado uma…

1 hora ago

Unesp abre concursos com vagas imediatas em diversos cargos: Confira os detalhes!

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) lançou recentemente cinco novos editais de…

1 hora ago

Chegada triunfal! FPSO Atlanta da Enauta atraca em águas brasileiras após jornada épica de 9 mil milhas náuticas

Após uma jornada épica de mais de 50 dias e percorrendo mais de 9 mil…

1 hora ago