Home INDÚSTRIA A nova era dos carros que mudam de cor: Inovação, desafios e tendências

A nova era dos carros que mudam de cor: Inovação, desafios e tendências

A tecnologia que permite que os carros mudem de cor é chamada de Electronic Paper Display (EPD), ou “Visor de Papel Eletrônico”.

by Andriely Medeiros
A tecnologia que permite que os carros mudem de cor é chamada de Electronic Paper Display (EPD), ou “Visor de Papel Eletrônico”.

Você já imaginou dirigir um carro que pode mudar de cor conforme o seu humor, o clima ou a ocasião? Uma tecnologia que, até recentemente, parecia pertencer exclusivamente a enredos futuristas agora está se concretizando e capturando a atenção dos verdadeiros admiradores automotivos ao redor do globo: carros capazes de alterar sua cor. Em breve, essa inovação poderá ser observada nas estradas, proporcionando uma experiência visual singular nas rodovias.

BMW iX Flow: O início da era de carros que mudam de cor

A BMW foi a pioneira nessa tecnologia ao apresentar o iX Flow na CES 2022, a maior feira de tecnologia do mundo, realizada em Las Vegas. Com o objetivo de proporcionar aos condutores a escolha de uma cor adaptada às condições climáticas, refletindo a luz solar em dias quentes e absorvendo-a nos dias mais frios, o veículo permitiu a alteração da cor com facilidade. Nesse contexto, o veículo foi reconhecido como o primeiro do mundo a ter a capacidade de modificar sua cor, que podia variar entre preto, branco ou uma combinação de tons com apenas um toque de botão.

O segredo por trás da mudança de cor: Electronic Paper Display (EPD)

A tecnologia que permite que os carros mudem de cor é chamada de Electronic Paper Display (EPD), ou “Visor de Papel Eletrônico”. Trata-se de uma película especial que cobre a superfície do carro e que contém milhões de microcápsulas, cada uma mais fina que um fio de cabelo humano. Essas cápsulas contêm pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva, tornando-se visíveis apenas quando uma corrente elétrica passa por elas.

Carros que mudam de cor está perto de chegar em um novo nível

Na CES 2023, a BMW mostrou que pode ir além e lançou o i Vision Dee, um modelo ainda mais avançado, que pode produzir todas as cores do arco-íris, não apenas preto e branco. O carro tem 240 seções diferentes em sua carroceria, que podem mudar de cor independentemente, criando padrões multicoloridos impressionantes.

Além disso, o carro pode ser controlado por comando de voz, permitindo que o motorista mude a cor do carro em questão de segundos, sem precisar tocar em nenhum botão. O i Vision Dee é um exemplo de como a digitalização pode transformar os carros em companheiros inteligentes e personalizados.

Os desafios legais e regulamentares para desenvolver esse tipo de carro

A complexidade da situação legislativa é evidente, mesmo diante de tecnologias avançadas que integram hardware e software. Em países como Estados Unidos, Reino Unido e outros, há exigência de que os proprietários informem às autoridades se a cor de seus veículos for modificada. No Brasil, essa questão se agrava, uma vez que circular com um carro cuja cor original foi alterada constitui uma infração grave, sujeita a multa e cinco pontos na CNH do condutor.

O futuro dos carros que mudam de cor

Os carros que mudam de cor são uma tendência que pode se tornar realidade em um futuro próximo, tornando a paisagem automotiva ainda mais vibrante. No entanto, para que essa tecnologia seja adotada em larga escala, é preciso que as questões legais sejam resolvidas, garantindo uma transição suave para essa nova era cromática nas estradas.

O que sabemos sobre a BMW

A BMW, Bayerische Motoren Werke AG, é uma fabricante alemã renomada de automóveis, motocicletas e motores. Fundada em 1916, a BMW tem uma longa história na indústria automotiva, sendo conhecida por produzir veículos de alta qualidade, com desempenho esportivo e design elegante.

A empresa teve origem na fabricação de motores de avião durante a Primeira Guerra Mundial, mas após o tratado de Versalhes, que proibia a produção de motores de avião na Alemanha, a BMW voltou-se para a produção de motocicletas e, posteriormente, automóveis.

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